Pandemia

Boris Johnson lamenta 100 mil mortes por covid-19 e não prevê fim de lockdown

Em coletiva de imprensa, o premiê afirmou que, devido ao elevado número de casos diários da doença, ainda não é possível prevê quando as medidas de restrição à circulação de pessoas começarão a ser relaxadas

Agência Estado
postado em 26/01/2021 16:35
 (crédito: Niklas HALLE'N / AFP)
(crédito: Niklas HALLE'N / AFP)
No dia em que o Reino Unido ultrapassou a marca de 100 mil mortes por coronavírus, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, expressou condolências pelas vítimas durante a pandemia, que ele chamou de mais grave crise enfrentada pelo país desde a Segunda Guerra Mundial. "É difícil calcular a tristeza embutida nessa cruel estatísticas", disse.
Em coletiva de imprensa, o premiê afirmou que, devido ao elevado número de casos diários da doença, ainda não é possível prevê quando as medidas de restrição à circulação de pessoas começarão a ser relaxadas. Segundo ele, o fim do lockdown vai depender da capacidade de reduzir o volume de infecções e de acelerar a vacinação. "Já imunizamos mais de 6,8 milhões de pessoas", revelou.
Johnson acrescentou que "tem confiança" na oferta de imunizadores disponível no Reino Unido. Sobre especulações de que a União Europeia pode limitar as exportações de vacinas produzidas no bloco, o político conservador se limitou a dizer que espera que os parceiros "honrem os compromissos contratatuais".
Cientista-chefe do governo britânico, Chris Whitty apresentou um quadro desafiador da epidemia no país insular. Ele explicou que a quantidade de diagnósticos começou a se estabilizar, mas está desacelerando "de forma muito lenta". Questionado sobre o motivo de não ter decretado lockdown em setembro, Whitty ressaltou que a situação atual é diferente por conta das novas mutações do vírus. "Será muito mais difícil conter essas variantes", pontou.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.