SÃO PAULO

Produtora de moda acusa loja de luxo de racismo

Caso aconteceu quando Naiara Albuquerque foi buscar acessórios que seriam usados pela atriz Taís Araújo na série 'Aruanas'

Correio Braziliense
postado em 26/01/2021 18:08
 (crédito: Divulgação/Johnny Moraes)
(crédito: Divulgação/Johnny Moraes)

A produtora de moda Naiara Albuquerque diz ter sido vítima de racismo em uma loja de luxo do shopping Iguatemi, na Zona Oeste de São Paulo, na última quinta-feira (21/1).

Juliana Souza, a advogada de Naiara, contou à Folha de S. paulo que a produtora foi até a loja Lool comprar acessórios que seriam usados pela atriz Taís Araújo na serie Aruanas, da Rede Globo, conforme já havia sido combinado com a marca.

Chegando lá, a vendedora pediu para Naiara esperar do lado de fora da loja, o que ela acreditou que se tratava de uma medida de prevenção à covid-19. Porém, a produtora percebeu que outras clientes brancas estavam sendo atendidas normalmente. "Não foi apresentada nenhuma justificativa verbal para a situação, mas para nós está mais do que evidente que se trata de um caso de racismo, tendo em vista que foi dado um tratamento diferenciado para clientes", contou Juliana.

Com a repercussão do caso, Luiza Setúbal, a fundadora da marca, entrou em contato pessoalmente com Naiara para pedir desculpas.

Em entrevista à revista Marie Claire, Naiara disse que situações como essa são comuns no mundo da moda, mas que ele resolveu dar um basta. "Isso precisa realmente ser visto, ser gritado. Não é só um pedido de desculpas que vai resolver ou reparar tudo que vem acontecendo por anos na nossa sociedade, principalmente no quesito da moda. É um espaço extremamente racista onde nós somos diariamente calados", disse.

Em nota no Instagram, a empresa afirmou que o que a Naiara sofreu está "completamente em desacordo com os valores da Lool": "Nunca compactuamos com qualquer ação discriminatória, seja ela racial, de gênero, sexualidade ou classe e seguimos não compactuando".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação