VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Diretor do Butantan contraria instituto ao dizer que intervalo de doses pode ser maior

Instituição já havia dito em nota que a CoronaVac tem melhor resposta imune quando aplicada entre 21 e 28 dias. Dimas Covas afirmou, nesta quarta-feira (27/1), que não há "problema nenhum" em aumentar mais 15 dias

Sarah Teófilo
postado em 27/01/2021 17:53
 (crédito: AFP / Nelson ALMEIDA)
(crédito: AFP / Nelson ALMEIDA)

Em razão do posicionamento do governo de São Paulo de querer utilizar todas as doses da CoronaVac, vacina contra covid-19, que estão no estado num primeiro momento, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nesta quarta-feira (27/1) que não há problema algum em aplicar a segunda dose em um prazo que extrapole os 28 dias previstos em bula, apontando que poderia chegar a 43 dias o intervalo entre uma dose e outra. Entretanto, uma nota divulgada anteriormente pelo próprio Butantan contradiz a informação.

No texto, a instituição diz que o estudo realizado pelo Butantan para testar a eficácia da CoronaVac, produzida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, apontou que “a melhor resposta imune acontece no maior intervalo de tempo entre a aplicação das duas doses — entre 21 e 28 dias”.

“Dos cerca de 13 mil voluntários que participaram do estudo no Brasil, 1.400 receberam suas doses com um intervalo de três semanas. A resposta imune desse grupo foi cerca de 20% melhor do que a observada nos demais participantes da pesquisa”, informou. O instituto ainda cita fala de Covas, na qual ele diz que o intervalo estudado foi de 0 a 28 dias, “e que foi comprovado que a vacina é segura e eficaz igualmente em todos os cenários”.

Ainda conforme texto, o Butantan esclareceu que no estudo, “a maioria das vacinas foi aplicada no intervalo de 0 a 14 dias devido à situação emergencial da população envolvida”. Também em nota divulgada na quinta-feira da semana passada (21), o instituto aponta que não seria possível saber a resposta imune dos pacientes se o intervalo entre uma dose e outro for prolongado.

A intenção do governo de São Paulo é adiar a aplicação da segunda dose, para poder utilizá-la agora, vacinando mais pessoas. Nessa terça (26), em entrevista coletiva ao lado do governador João Doria (PSDB), Covas disse que a primeira recomendação é de um intervalo de até 28 dias, mas que existe uma segunda recomendação que prevê que o prazo pode ser estendido por até 15 dias, sem problema algum. “No estudo aconteceram alguns casos que tiveram essa vacinação e não houve nenhum problema do ponto de vista da resposta imunológica”, ressaltou.

Segundo ele, o que se discute no Brasil é a necessidade de reservar 50% de doses nesse momento, quando há uma alta demanda pelo imunizante. “Isso, inclusive, pode não ser eticamente justificável. Se temos a vacina na prateleira, nós temos do outro lado pessoas morrendo, precisamos usar essas vacinas. Não tem justificativa ética guardar essas vacinas”, disse, pontuando que é melhor usar as doses em sua totalidade e depois de um prazo de 43 dias providenciar a outra dose.

O coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, o médico Paulo Menezes, também afirmou nesta quarta que o grupo é favorável a dar as segundas doses em um prazo maior que isso.

“Do ponto de vista científico-biológico, é possível pensar que a segunda dose dada numa data posterior aos 28 dias seja até mais eficaz do que aos 28 dias. A principal razão de que o estudo utilizou 14 dias foi para que os resultados pudessem sair mais rapidamente e nós pudéssemos ter a vacina disponível para a população o mais rápido possível. O centro de contingência, nesse momento, é favorável à possibilidade de ter uma extensão do intervalo de tempo entre a primeira e a segunda doses”, afirmou.

Bula

A orientação na bula da vacina, com base nos estudos realizados, é que a segunda dose seja aplicada em um intervalo de 14 a 28 dias, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta para que seja sempre seguido o que está previsto no documento.

Na última sexta-feira (22), o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, ressaltou que a orientação da Anvisa é que se siga o que está na bula, quando se fala no intervalo entre as duas doses. Não seguir isso, segundo ele, poderia trazer risco para a eficácia da vacina.

“O risco de não seguir o recomendado em bula pode ser tanto em relação à eficácia — ou seja, se não tiver o intervalo respeitado, se não tiver uma segunda dose tomada, não atingir, não conseguir atingir os anticorpos mínimos para fazer a neutralização —, quanto ao risco de segurança também, se for, de repente, uma superexposição, ou alguma questão assim. Então, é muito importante essa recomendação que estava no voto para que se assegure uma vacinação adequada”, pontuou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação