Feriado de Carnaval

Estados começam a cancelar feriado de carnaval deste ano

Diante da pandemia do novo coronavírus, vários governos estaduais e municipais resolveram não só suspender a folia, mas também anular o ponto facultativo relacionado à data

Edis Henrique Peres*
Natália Bosco*
postado em 29/01/2021 16:28 / atualizado em 29/01/2021 16:28
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Diversos estados do Brasil escolheram cancelar o feriado de carnaval. O ponto facultativo da data comemorativa também foi anulado em alguns locais. Ao longo desta semana, os estados da Bahia (BA), de Pernambuco (PE), de Alagoas (AL), de Minas Gerais (MG), do Maranhão (MA) e de São Paulo (SP) anunciaram o cancelamento. Algumas cidades de outros estados, como Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Campo Grande (MS) também escolheram não conceder o ponto facultativo na data.

Na tarde desta sexta-feira (29/1), o governo do estado de São Paulo e a prefeitura da capital paulista seguiram o exemplo de outros estados e decidiram anular o ponto facultativo do carnaval de 2021. A medida foi tomada em base das recomendações do Centro de Contingência do Coronavírus.

“Não teremos feriado do carnaval em todo estado. Essa é a recomendação do centro de contingência, com 20 médicos e especialistas, para manter sob controle a expansão da pandemia. O objetivo é evitar aglomerações, festas e encontros e, com isso, proteger vidas", explicou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em entrevista coletiva concedida na tarde de hoje.

Na Bahia, o governo estadual informou que, “em razão da pandemia e do cancelamento da festa em fevereiro, o estado e a prefeitura da capital entendem que não há motivo para decretar ponto facultativo”.

Em Minas Gerais, a justificativa do governo do estado foi de que “a medida tem por objetivo desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infecções pelo novo coronavírus”.

Na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o feriado e o ponto facultativo continuam até o momento, mas o prefeito Eduardo Paes (DEM) informou que a festa de carnaval não acontecerá nem no meio do ano, como havia sido previsto anteriormente. Na semana passada (21/1), Paes disse, em suas redes sociais, que lhe parece “sem qualquer sentido imaginar a essa altura que teremos condições de realizar o carnaval em julho”.

Contudo, a União decidiu que, para o funcionalismo federal, os dias 15 e 16 de fevereiro serão pontos facultativos, mas cada estado ou prefeitura possui autonomia para decidir se libera ou não seus próprios funcionários. Apesar de não haver folia, algumas empresas privadas também decidiram manter o calendário de folga para os funcionários.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o Itaú Unibanco, o Santander e o Banco do Brasil informaram que o expediente nos polos administrativos do banco só retorna na quarta-feira, dia 17 de fevereiro, a partir do meio-dia. A  Shell a Coca-Cola Brasil decidiram que o retorno das atividades será apenas na quinta-feira (18).

Também a Bolsa de Valores de São Paulo (B3), seguirá o calendário de carnaval e retoma as atividades às 13 horas da quarta-feira, dia 16 de fevereiro.

*Estagiários sob a supervisão de Odail Figueiredo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação