Comportamento

Saída de Lucas do BBB21: bifobia e cancelamento

» FERNANDO JORDÃO
postado em 07/02/2021 23:18
 (crédito: Reprodução/Globoplay)
(crédito: Reprodução/Globoplay)

O ator Lucas Penteado, 24 anos, que sonha em ser MC e participou de Malhação, retornou a São Paulo após passar duas semanas enfrentando uma sequência de supostos abusos psicológicos na casa do Big Brother Brasil — em um caso que, além do engajamento na internet, rendeu, ao menos, 23 denúncias ao Ministério Público.
Ele foi recebido com entusiasmo pelos vizinhos ao voltar para casa no bairro da Bela Vista, no início da noite de ontem. Antes, uma enorme comoção tomou as redes sociais, com famosos e anônimos demonstrando solidariedade ao artista que pediu para deixar o reality show após protagonizar o primeiro beijo gay masculino em 19 anos de história do programa global.
O jovem era malvisto por quase todos os integrantes da casa e enfrentou uma noite conflituosa na madrugada de sábado para domingo. Durante uma festa com temática indiana, o ator, até então tido como heterossexual pelo público e pelos colegas de confinamento, beijou o economista pernambucano Gilberto, declaradamente gay. Logo após o beijo, o paulista disse: “Eu sou bissexual. Não deu para entender isso ainda?”
Lucas contou que estava assumindo sua bissexualidade naquele momento e revelou não saber como o fato seria encarado por seus familiares e por sua “quebrada”. O primeiro desafio, contudo, estava dentro da casa mais vigiada do país. A maioria dos brothers questionou se havia sentimento no beijo, vendo o movimento como estratégia de jogo. A opinião que parece ter tido o maior peso para o ator foi a da psicóloga Lumena, para quem ele, depois de ser repreendido por estar “se apropriando da pauta LGBT”, desabafou: “Você vai me desmerecer? Você que é igual?” Também negra, a baiana é casada com outra mulher.
No começo da manhã de ontem, ele fez as malas e aguardou até que a produção o deixasse entrar no confessionário, onde, após uma última conversa com a produção do programa, não exibida ao público, optou por deixar o confinamento e a disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão.

Abusos psicológicos

O desentendimento com os outros participantes se acentuou, ainda, em janeiro, na segunda festa do programa, quando, alcoolizado, Lucas discutiu com praticamente todos os colegas de confinamento enquanto tentava convencer parte do grupo a participar de uma “revolução”. Ele queria que os negros da edição se juntassem para eliminar os brancos nos seis primeiros paredãos, a fim de que houvesse uma igualdade quantitativa. Daí em diante, o brother, embora tenha pedido desculpas, passou a ficar isolado e ser destratado pelos demais jogadores, incluindo seu ídolo, o rapper Projota. Lucas declarou ao músico, ainda no começo do programa, que sua música o havia tirado da depressão.
Uma das responsáveis pelo isolamento do ator é a cantora Karol Conká, que exerce grande poder de influência sobre os outros brothers. A rapper, que chegou a ser chamada de mãe por Lucas, nos primeiros dias de confinamento, protagonizou diversos embates com o paulista. No mais grave, fez ele sair da mesa durante o almoço para que ela pudesse se sentar, e o xingou de “merda”. A conduta de Conká com o rapaz foi alvo de 23 manifestações no Ministério Público do Rio e acendeu nas redes sociais uma série de discussões sobre a pauta do cancelamento. A curitibana tem sofrido, ainda, uma onda de cancelamento, seja em contratos comerciais, participações em shows e até exibição de programa na tevê.

Acolhimento

Após desistir da competição, Lucas dominou os assuntos mais comentados do dia no Twitter. A lista de famosos que se solidarizaram com o ator vai de jogadores de futebol, como Neymar, a cantores como Elza Soares, Mumuzinho e Ludmilla, passando por ex-BBBs, como Babu Santana, e até políticos, a exemplo de Manuela D’Ávila (PCdoB) e do líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Com cerca de 180 mil seguidores no Instagram antes de entrar na casa, Lucas passou para 6 milhões — até a noite de ontem. A comoção foi tanta que foi organizada uma vaquinha virtual para arrecadar o valor correspondente ao prêmio do BBB para que Lucas realizasse o sonho que, segundo ele, o motivou a entrar no reality: comprar uma casa para a mãe. A campanha, que chegou a sair do ar dado o volume de acessos, somava mais de R$ 20 mil até o fechamento desta edição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação