Curiosidade

Valentine's day ou Dia dos Namorados: saiba a diferença entre as datas

Alguns países da América Latina, Estados Unidos e Europa celebram o amor neste domingo (14), mas, porque o Brasil é ‘do contra’?

Jéssica Gotlib
postado em 14/02/2021 12:04 / atualizado em 14/02/2021 12:06
Dia 14 de fevereiro foi escolhido pela Igreja Católica no século V para incentivar casamentos -  (crédito: Candice Candice/Pixabay )
Dia 14 de fevereiro foi escolhido pela Igreja Católica no século V para incentivar casamentos - (crédito: Candice Candice/Pixabay )

Países da Europa e nações que surgiram a partir da colonização têm em seus calendários diversos feriados cristãos. Se contar apenas as datas nacionais, são pelo menos cinco no Brasil: Sexta-Feira Santa, Domingo de Páscoa, Corpus Christi, Natal e dia de Nossa Senhora Aparecida. Uma data, entretanto, escapou ao repertório nacional: o Dia de São Valentim, ou, em inglês, Valentine's day.

Na história católica, existem dois mártires chamados Valentim. Um deles, nascido no ano 175 e consagrado bispo de Roma, enfrentou a prisão por um motivo muito plausível para grande parte dos apaixonados: a defesa do casamento. É que o imperador da época, Cláudio II, acreditava que solteiros eram melhores combatentes e, por isso, proibiu que fossem celebradas uniões durante o período de guerras.

Mas Valentim não só enfrentou a tirania do líder político — continuando a celebrar matrimônios durante a vigência da proibição — como também se apaixonou pela filha de um dos carcereiros que o vigiavam na prisão depois que fora detido. A moça, que era cega, voltou a enxergar e o milagre foi atribuído ao pároco apaixonado.

Institucionalização

Quase 300 anos depois, no século V, a Igreja Católica queria incentivar a formação de famílias e legitimar os matrimônios. Além disso, era preciso conseguir uma data que substituísse o tradicional festival romano Lupercalia — quando o povo venerava a deusa da fertilidade e comemorava o início da Primavera. Foi quando os líderes da igreja resgataram a história de Valentim e o transformaram no padroeiro do amor, instituindo o 14 de fevereiro como dia dos namorados.

Como ocorreu com a maioria das tradições cristãs, a data se espalhou pelo mundo ocidental, ganhando grande repercussão em lugares fora da Europa, como Estados Unidos, México, Argentina, Chile e Uruguai.

E o Brasil?

Por aqui o "dia mais romântico do mundo" passou quase despercebido por muitos anos. Não fosse pela popularidade das séries, filmes e outros produtos culturais importados dos Estados Unidos, é possível que ainda não nos atentássemos para a data. Isso porque o Dia dos Namorados nacional é celebrado em 12 de junho, véspera da comemoração de Santo Antônio — que por aqui tem fama de ser casamenteiro.

Ainda assim, não foram as lendas e simpatias em torno do religioso nascido em Pádua (Itália) que popularizaram a data. Por um motivo bem mais prático, melhorar as vendas no mês de junho, um publicitário popularizou a comemoração, em 1948. E ele era ninguém menos que João Dória, pai do atual governador de São Paulo. Inspirado pelo sucesso de vendas que era o Dia das Mães, em maio, ele lançou diversas propagandas com slogans como “Não é só com beijos que se prova o amor!” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”.

Até hoje, ninguém divulgou o motivo de o profissional ter escolhido o dia 12 de junho ao invés do próprio dia 13. Apesar disso, a data caiu no gosto popular e a maior parte dos casais brasileiros espera até o meio do ano para trocar declarações de amor.

Com informações da BBC Brasil

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação