O Brasil confirmou nesta segunda-feira (15/2) 32.197 infecções e 528 mortes pelo novo coronavírus. Com os acréscimos contabilizados pelo Ministério da Saúde, o país já soma 9.866.710 casos e 239.773 óbitos. O país deve atingir a marca de 240 mil mortos nesta terça-feira (16/2), já que o Brasil precisa de confirmar mais 227 perdas para a covid-19, número que normalmente é superado nos boletins diários atuais.
Com o surgimento de novas cepas e um ritmo lento de vacinação contra a covid-19, o país também deve bater nesta semana a marca de 10 milhões de infectados. De acordo com o Portal Covid-19 Brasil, iniciativa formada por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de São Paulo (USP), o Brasil deve atingir esse patamar na próxima quinta-feira (18/2).
A média móvel de casos e mortes calculada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) continua alta. De acordo com o Conass, o Brasil confirma, em média, 44.327 infecções e 1.086 óbitos por dia. A média móvel de mortes é a segunda maior desde o início da pandemia.
Dentro do Brasil, apenas dois estados não ultrapassaram a barreira das mil mortes pela covid-19. Acre e Roraima já confirmaram, respectivamente, 931 e 976 casos fatais. Enquanto isso, do outro lado da tabela, com mais de 10 mil óbitos estão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará e Pernambuco.
Em comparação com os outros países, o Brasil só fica atrás dos Estados Unidos quando se observa o número de mortos. Segundo a Universidade Johns Hopkins, os EUA já registraram 486.111 mortes pela covid-19. Já na comparação dos países com mais infectados, o Brasil fica em terceiro.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.