Covid-19

A governadores, Pazuello promete 230 milhões de doses de vacinas até julho

Na conta, entraram acordos ainda não firmados, incluindo o imunizante russo Sputnik V e o indiano Covaxin. Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é de que os contratos para a aquisição das vacinas sejam assinados ainda nesta semana

Bruna Lima
Maria Eduarda Cardim
postado em 17/02/2021 20:33
 (crédito: AFP / Martin BERNETTI)
(crédito: AFP / Martin BERNETTI)

Pressionado por prefeitos e governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou nesta quarta-feira (17/2), em reunião virtual com os governadores, que 230,7 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus serão distribuídas até julho, entrando na conta acordos ainda não concluídos que incluem a Sputnik V e a Covaxin. Segundo o cronograma apresentado, as próximas entregas aos estados acontecem ainda este mês, com a importação de 2 milhões de doses da Covishield (conhecida como a vacina de Oxford) da Índia e a liberação de 9,3 milhões da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan.

No entanto, as atualizações do Instituto Butantan não batem com as informadas pelo governo federal. Mais cedo, durante coletiva do governo de São Paulo, que precedeu a reunião com os governadores, o diretor do Butantan, Dimas Covas, informou que serão entregues em oito dias mais 3,4 milhões de doses da CoronaVac, a partir da próxima terça-feira (23/2). Ou seja, serão liberadas, em média, 426 mil doses por dia de 23 de fevereiro a 2 de março.

Com isso, a remessa enviada em fevereiro não atenderá nem metade do previsto em contrato para o mês. Dos 9,3 milhões de doses, estarão nas mãos do Ministério da Saúde (MS) aproximadamente 4,5 milhões, já contando com 1,1 milhão distribuído aos entes federativos na primeira semana do mês.

Além da remessa da CoronaVac, o Ministério da Saúde espera que cheguem até quinta-feira (25/2) mais 2 milhões de doses da Covishield, produzida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, que serão importadas da Índia. A informação foi confirmada pelo o governador do Piauí, Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática de vacina no Fórum Nacional de Governadores.

"Até abril vamos totalizar 104 milhões de doses, o que é suficiente para imunizar os 50 milhões de brasileiros da primeira fase, onde está o grupo de maior risco. A expectativa de efeito é uma redução da pressão com internações e dos óbitos nesse grupo, que corresponde a cerca de 70% das hospitalizações e mortes. Até segunda-feira o ministro vai apresentar com sua equipe para todos os estados o cronograma do quantitativo para cada estado em relação ao que foi passado na reunião", destacou Dias.

O cronograma apresentado por Pazuello também inclui negociações que ainda não foram fechadas oficialmente, com os laboratórios União Química/Gamaleya e Precisa/Bharat Biotech, que pretendem garantir a chegada da vacina russa Sputnik V e da indiana Covaxin, respectivamente. "A previsão é de que o contrato com os dois laboratórios seja assinado ainda nesta semana", disse o ministério.

Confira o cronograma anunciado:

Fundação Oswaldo Cruz (vacina AstraZeneca/Oxford)

Janeiro: 2 milhões (entregues)
Fevereiro: 2 milhões (importadas da Índia)
Março: 4 milhões (importadas da Índia) + 12.900.000 (produção nacional com IFA importado)
Abril: 4 milhões (importadas da Índia) + 27,3 milhões (produção nacional com IFA importado)
Maio: 28,6 milhões (produção nacional com IFA importado)
Junho: 28,6 milhões (produção nacional com IFA importado)
Julho: 3 milhões (produção nacional com IFA importado)

Total primeiro semestre: 112,4 milhões de doses

A partir do segundo semestre, com a incorporação da tecnologia da produção da matéria-prima (IFA), a Fiocruz deverá entregar mais 110 milhões de doses, com produção 100% nacional.

Instituto Butantan (vacina Coronavac/Sinovac)

Janeiro: 8,7 milhões (entregues)
Fevereiro: 9,3 milhões
Março: 18,1 milhões
Abril: 15,9 milhões
Maio: 6 milhões
Junho: 6 milhões
Julho: 13,5 milhões

Total: 77,6 milhões de doses

Até setembro, serão entregues mais de 22,3 milhões de doses da Coronavac, totalizando os 100 milhões contratados pelo Ministério da Saúde.

Covax Facility

Março: 2,6 milhões (vacina importada da AstraZeneca/Oxford)
Até junho: 8 milhões (vacina importada da AstraZeneca/Oxford)

Total: 10,6 milhões de doses

União Química (vacina Sputnik V/Instituto Gamaleya/RUS)

Março: 400 mil (importadas da Rússia)
Abril: 2 milhões (importadas da Rússia)
Maio: 7,6 milhões (importadas da Rússia)

Total: 10 milhões de doses

Com a incorporação da tecnologia da produção do IFA, a União Química deverá produzir, no Brasil, 8 milhões de doses por mês.

Precisa Medicamentos (vacina Covaxin/Barat Biotech/IND)

Março: 8 milhões (importadas da Índia)
Abril: 8 milhões (importadas da Índia)
Maio: 4 milhões (importadas da Índia)

Total: 20 milhões de doses

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação