COVID-19

Pazuello determina dar todas as vacinas

BRUNA LIMA MARIA EDUARDA CARDIM
postado em 20/02/2021 00:14
 (crédito: ED ALVES)
(crédito: ED ALVES)

Confiando que as barreiras de importação de matéria-prima para a produção da CoronaVac foram removidas, o Ministério da Saúde assegurou que não será mais necessário guardar metade das doses distribuídas aos estados para assegurar a segunda aplicação. A medida, anunciada ontem em reunião do ministro Eduardo Pazuello com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), passa a valer na próxima semana, com a chegada de mais 4,7 milhões de unidades.

A mudança vai permitir acelerar o ritmo de vacinação nos próximos dias, mesmo com menor quantidade de aplicações, já que o Instituto Butantan, responsável pela produção da CoronaVac no Brasil, não conseguiu atender a previsão de entrega para fevereiro. Inicialmente, o fármaco precisava ter metade da remessa estocada para que não houvesse risco de não garantir a segunda dose, pois o intervalo máximo entre as aplicações é de quatro semanas, conforme indicação dos fabricantes.

Diferentemente da CoronaVac, a vacina de Oxford/AstraZeneca não estava sendo estocada, já que a segunda dose só está prevista para aplicação três meses depois da primeira. Cabe, agora, ao ministério enviar aos estados os detalhes de quantas doses irão para cada local e quem poderá receber as injeções que estão sendo liberadas.

Centralização
A promessa do ministério é de que, a partir de março, o fluxo de produção nacional será mantido, garantia que foi dada para justificar a maior centralização dos imunizantes –– o que impôs o sinal vermelho para aquisições independentes por estados e municípios. “Em 15 dias, estaremos produzindo a pleno. E, produzindo a pleno, é vacina na veia todos os dias”, garantiu Pazuello.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, porém, ponderou que as compras por estados e municípios seriam em adição àquelas feitas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) e reforçariam os estoques –– que chegaram a níveis críticos, há poucos dias, em várias cidades do país, que foram obrigadas a interromper o progerama de vacinação.

“Não queremos disputar com o governo federal, mas seria importante permitir que estados e municípios pudessem comprar para garantir a imunização”, ponderou, apesar de, segundo o presidente da FNP, Jonas Donizette, o ministro ter sido enfático ao direcionar as aquisições para o governo federal.

“Ele pediu que quem tiver feito aproximações, acordos e tiver vacina para vender, que o ministério pagará e comprará. Como presidente da frente, eu apoio essa decisão por achar que essa é uma obrigação do governo federal. Muitas vezes o município quer fazer a compra, mas temos um programa nacional”, justificou.

Mais 30 milhões de doses da CoronaVac
O Ministério da Saúde enviou ofício ao Instituto Butantan manifestando a intenção de comprar mais 30 milhões de doses da vacina CoronaVac ainda este ano. Segundo o documento, já houve “entendimentos verbais em 17 de fevereiro do corrente”. O Instituto Butantan afirmou ter recebido o pedido e avalia a demanda. Sinalizada na última quinta-feira, a demanda federal ocorreu no mesmo dia em que o secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, indicou que o ministério não receberia todas as 9,3 milhões de doses da CoronaVac previstos para fevereiro, problema que atribuiu ao Butantan.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação