Documento

Governo prorroga prazo para adoção de novo modelo da carteira de identidade

Decreto estendeu o prazo até 1º de março de 2022

Agência Estado
postado em 27/02/2021 10:54 / atualizado em 27/02/2021 10:59
 (crédito: TSE/Divulgação)
(crédito: TSE/Divulgação)
O governo federal prorrogou por mais um ano o prazo para que os órgãos de identificação dos Estados passem a adotar os novos padrões da carteira de identidade. Decreto publicado na noite desta sexta-feira, (26/2), em edição extra do Diário Oficial da União estende até 1º de março de 2022 o prazo para os Estados se adequarem aos novos procedimentos previstos. O prazo anterior terminaria na próxima segunda, dia 1º.
O novo modelo de carteira de identidade, definido pelo Decreto 9.278/2018, tem o tamanho reduzido e novos dispositivos para aumentar a segurança contra falsificações, como o QR Code. Além disso, é possível incluir no documento informações como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho, certificado militar, carteira nacional de habilitação, número do PIS, tipo sanguíneo e fator Rh e outros dados que indiquem, por exemplo, necessidades especiais. Também é possível ao cidadão optar pelo nome social no documento, sem necessidade de alterar o registro civil.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.