CORONAVÍRUS

Adolescente de 13 anos morre por covid após volta às aulas em Campinas

Ana Clara Macedo dos Santos foi infectada pelo novo coronavírus depois de ter retornado às aulas e não resistiu à doença; vigilância de saúde ainda investiga o caso

Correio Braziliense
postado em 01/03/2021 18:33 / atualizado em 01/03/2021 19:49
Ana Clara Macedo dos Santos, 13 anos, morreu em fevereiro deste ano. A suspeita é de complicações por covid-19 -  (crédito: Arquivo Pessoal)
Ana Clara Macedo dos Santos, 13 anos, morreu em fevereiro deste ano. A suspeita é de complicações por covid-19 - (crédito: Arquivo Pessoal)

Uma estudante de 13 anos da cidade de Campinas, no interior de São Paulo, morreu por covid-19 após ter retornado às aulas presenciais em fevereiro deste ano. Ana Clara Macedo dos Santos estava no 8º ano da Escola Estadual Escritora Raquel de Queiroz, e faleceu por complicações do coronavírus em 24 de fevereiro. As informações foram divulgadas pelo jornal Extra nesta segunda-feira (1º/3).

Conforme a publicação, a adolescente contraiu a doença no retorno às atividades escolares. O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas ainda investiga a causa da morte da estudante. Por nota, o órgão afirmou ao Correio que a covid-19 é uma das suspeitas, mas ainda não se chegou ao diagnóstico.

Familiares, professores e amigos da adolescente fizeram homenagens à menina nas redes sociais. O pai, Paulo Cesar Nunes dos Santos, afirmou que Ana agora é um anjinho que está no céu. “Aninha que hoje faz parte do exército de anjos do Senhor. Obrigado, pai, por nos ter dado o privilégio de ser os pais”, escreveu em uma publicação.

Anjinha do ceus, Aninha que hj faz parte do exército de anjos do SENHOR. Obrigado Pai, por nós ter dado o privilégio de...

Publicado por Paulo Cesar Nunes Dos Santos em Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Carolina Macedo, irmã mais velha de Ana, também fez uma homenagem para a adolescente. Com uma montagem de fotos da garota e momentos em família, ela escreveu ter o sentimento de gratidão, pelos anos vividos junto à adolescente, e de tristeza pela sua partida.

“Hoje me faltam palavras para descrever o que estou sentindo, é uma mistura de gratidão com tristeza... Gratidão por Deus ter nos permitido viver 13 anos junto deste anjo, dessa menina tão pura, doce, alegre, que por onde passava contagiava a todos com o seu sorriso e tristeza porque não a terei mais em meus braços pela manhã”, disse.

Mas se for pra falar de algo bom, eu sempre vou lembrar de você... Minha pequena grande menina, Aninha ♥ Hoje me faltam...

Publicado por Carolina Macedo em Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021 
Também em rede social, a escola onde a adolescente estudava divulgou uma nota informativa sobre o caso: "É com pesar que a E.E. Escritora Rachel de Queiroz vem por meio deste informar o falecimento da Aluna Ana Clara Macedo dos Santos, do 8° Ano B em decorrência de complicações da Covid-19".

O que diz a Secretaria de Educação

Ao Correio, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo afirmou seguir todos os protocolos de saúde para garantir a segurança de "professores, servidores e alunos" durante o período de pandemia. Segundo a Secretaria, não houve caso confirmado de covid-19 na escola em que a adolescente estudava, e que cabe à unidade de saúde local informar sobre a morte da aluna.
A Secretaria divulgou, ainda, que a escola ficou sem funcionar na última sexta-feira (26/2), como forma de apoio à morte da adolescente, e que "toda a equipe escolar e alunos estão abalados com o fato". A pasta também divulgou que casos de infecção por coronavírus em profissionais e alunos são acompanhados pelo Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para covid-19 (Simed), da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com dados  atualizados diariamente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação