Colapso

Hospital privado de Porto Alegre aluga contêiner para colocar mortos

Segundo o Hospital Moinhos de Vento, a medida é preventiva e o espaço só será utilizado em caso de real necessidade, considerando a possibilidade de atrasos na retirada dos óbitos por parte das funerárias

Maria Eduarda Cardim
postado em 02/03/2021 17:37 / atualizado em 02/03/2021 17:43
 (crédito: AFP / NELSON ALMEIDA)
(crédito: AFP / NELSON ALMEIDA)

Diante de um colapso da rede de saúde do estado do Rio Grande do Sul e com leitos lotados, um hospital da rede privada de Porto Alegre instalou nesta terça-feira (2/3) um contêiner refrigerado anexado ao hospital para colocar os corpos de vítimas da covid-19 caso haja atraso na retirada das pessoas falecidas por parte das funerárias.

A medida, segundo o Hospital Moinhos de Vento, é apenas preventiva e se fez necessária já que o atual momento “registra os índices mais altos de internações e agravamento dos casos, gerando potencial crescimento no número de óbitos''.

De acordo com o comunicado oficial do hospital, o contêiner “será utilizado somente em caso de real necessidade, considerando a possibilidade de atrasos na retirada dos óbitos por parte das funerárias, realidade essa percebida em outras cidades do Brasil e do mundo”. Sem o contêiner, o Hospital Moinhos de Vento comporta até três óbitos.

O hospital está com mais de 100% de ocupação dos leitos de terapia intensiva. A última atualização feita pelo Rio Grande do Sul indicava que a taxa de ocupação de leitos privados estava em 131,7%.

Pacientes jovens

O comunicado do hospital que faz parte da rede privada do estado fez também um alerta aos jovens, ao afirmar que pessoas com menos de 60 anos de idade correspondem a 35% dos pacientes internados.

“A instituição reforça o apelo à comunidade para que atenda às normas de proteção. É fundamental que todos sigam as orientações das autoridades sanitárias, utilizando máscara em todos os momentos e higienizando as mãos e os ambientes de contato”, diz parte do texto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação