Enfrentamento à pandemia

Queiroga fala em unir esforços com estados e municípios para vencer covid

Novo ministro da Saúde defende a união com estados e municípios para vacinação em massa. Ele destaca, também, que espera estar à frente da pasta "pelos próximos anos"

Israel Medeiros
postado em 16/03/2021 18:33 / atualizado em 16/03/2021 18:41

O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que é importante a união do governo federal com estados e municípios para vencer a pandemia. Após reunião com o atual ministro, Eduardo Pazuello, o médico disse que pretende continuar o trabalho de seu antecessor, elogiou a ciência brasileira e destacou a importância das medidas de proteção contra o vírus para evitar lockdowns.

"Sobretudo, temos de unir esforços com os secretários estaduais de saúde. O Brasil tem mais de 5 mil municípios, então são mais de 5 mil secretarias. O ministério está muito empenhado em trabalhar de maneira harmônica, em parceria para melhorar a condição de assistência para que os mais de 500 milhões de doses sejam aplicadas aos brasileiros, de tal sorte que consigamos conter a circulação do vírus e pôr fim à pandemia", disse.

Ele afirmou saber que sozinho não vai fazer "mágica" no comando do ministério e ressaltou a importância de reforçar a qualidade de assistência em unidades de terapia intensiva (UTIs). "Nós vivemos uma nova onda da pandemia, com muitos óbitos. É preciso melhorar a qualidade de assistência em cada um dos nossos hospitais, sobretudo nas UTIs, no enfrentamento às síndromes respiratórias agudas graves", pregou.

Para o novo ministro, que ainda não tomou posse oficialmente, essa é uma agenda importante, que exigirá a união do país. "Eu estou muito entusiasmado para que possamos reforçar as medidas que já estão sendo colocadas em prática e trazer novas contribuições, sempre baseado no melhor da evidência científica", enfatizou.

Ao fim de sua fala, Queiroga disse que dará mais informações quando tiver acesso aos dados do ministério e que espera estar no comando da pasta nos próximos anos. "Espero poder trabalhar com vocês durante os próximos anos", disse, ao se despedir da imprensa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação