Novo ministro da saúde

Covid-19: Ministério da Saúde quer vacinar 1 milhão de pessoas por dia

Novo chefe da pasta, o cardiologista Marcelo Queiroga se manifestou contra o lockdown, mas ressaltou a importância do uso das máscaras e do distanciamento social. À imprensa, o ministro pediu um voto de confiança

Sarah Teófilo
Bruna Lima
Maria Eduarda Cardim
postado em 24/03/2021 17:19 / atualizado em 24/03/2021 17:20
 (crédito: Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

Cobrado por entidades, gestores estaduais e municipais por uma aceleração da vacinação contra a covid-19, o Ministério da Saúde tem a meta de aumentar em pelo menos três vezes a velocidade da vacinação e aplicar 1 milhão de imunizantes por dia. A intenção foi anunciada pelo novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante sua primeira coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (24/3).

Segundo Queiroga, que tomou posse ontem, o primeiro compromisso de sua gestão é a implementação de uma forte campanha de vacinação. “O ministro da Saúde e o governo assumem o compromisso de em curto prazo aumentar em pelo menos 3 vezes essa velocidade de vacinação, para um milhão de vacinas todos os dias. É uma meta que é plausível”, afirmou.

Atualmente, segundo o ministro, o país vacina 300 mil indivíduos por dia. Queiroga disse, ainda, que teria condições de ampliar esse número ainda mais, mas preferia não se comprometer pois precisa buscar mais vacinas. A decisão de ampliar a quantidade de pessoas vacinadas diariamente foi uma “determinação expressa do presidente da República”.

O cardiologista pontuou que no passado, há um século, a população tinha medo das vacina, mas hoje o cenário é diferente. “Hoje nós sabemos que 95% da população brasileira desejam ser imunizados, e nós, os agentes públicos, temos que enviar todos os esforços para que o programa de vacinação tenha concretude”, disse.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação