PANDEMIA

Com 3.438 óbitos em 24 horas, Brasil ultrapassa 310 mil mortes por covid-19

Esta é a maior quantidade de mortes registradas em um sábado desde o início da pandemia. País passa por onda de casos e mortes mais dramática que em 2020

Sarah Teófilo
postado em 27/03/2021 19:02 / atualizado em 27/03/2021 21:04
 (crédito: MARCIO JAMES / AFP)
(crédito: MARCIO JAMES / AFP)

O Brasil registrou neste sábado (27/3) mais 3.438 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, chegando a 310.550 mortes pela doença, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Esta é a maior quantidade de óbitos registrados em um sábado desde o início da pandemia. Com isso, a semana epidemiológica (do dia 21 de março até este sábado) terminou com 17.798 óbitos, a mais letal durante toda a pandemia.

Na semana epidemiológica anterior (14 a 20 de março), foram registrados 15.650 mortes.Os números de mortes só têm aumentado desde o final de fevereiro, desde a semana epidemiológica 8 (21 a 27 de fevereiro), após as festas de fim de ano.

 

Também foram registrados ontem 85.948 novos casos de covid-19 em 24 horas, chegando a 12,490 milhões de casos da doença. São Paulo é o estado com a maior quantidade de óbitos, com 71.747, sendo que 1.051 foram registrados nas últimas 24 horas.

O país passa por uma onda de casos e mortes mais dramática que em 2020, com números de mortes diárias ultrapassando os 3 mil, marca atingida pela primeira vez na última terça-feira (23), com 3.251 registros. Na última sexta-feira (26), Brasil bateu novo recorde, chegando a 3.650 mortes em 24 horas. 

Vacinação

Enquanto isso, o processo de vacinação caminha a passos lentos. Segundo a plataforma Our World in Data, o país vacinou apenas 6,1% de sua população, enquanto países como Israel, Reino Unido e Chile, os três que mais vacinaram até o momento, já imunizaram 60,3%, 43,2% e 33,3% da sua população, respectivamente. Ontem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a pasta irá distribuir mais 11 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 entre os estados brasileiros na próxima semana.

"Elas já chegaram e vão ser distribuídas para os estados segundo os critérios do Programa Nacional de Imunização", contou o ministro, em entrevista à GloboNews. Queiroga afirmou na última semana que a intenção é atingir a meta de imunizar 1 milhão de pessoas por dia no país, mas não deu uma data para o feito.

Ontem ele voltou a falar sobre o assunto, dizendo que o país está próximo de atingir a meta. "Fizemos um compromisso de, no começo de abril, já vacinar 1 milhão de brasileiros por dia. E essa meta está muito próxima de ser atingida. Ontem, vacinamos mais de 800 mil brasileiros. Isso mostra a força do programa nacional de imunizações", contou o ministro, em vídeo compartilhado nas redes sociais.

Queiroga também pediu que os brasileiros usem a máscara de proteção e respeitem as medidas de distanciamento social exigidas pela pandemia de covid-19, inclusive no feriado da Semana Santa, na próxima semana.

"As máscaras ajudam a bloquear a circulação do vírus. [...] Sabemos que muitas famílias brasileiras gostam de confraternizar, se juntar em casa, até mesmo por conta da tradição cristã. Mas façam isso usando máscara, resguardando o afastamento recomendado pelas autoridades sanitárias. É muito importante para todo o Brasil que consigamos aderir às recomendações das autoridades sanitárias. [...] Cada um tem que saber do seu papel para pôr fim à pandemia", pediu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação