Semana Santa

Queiroga diz que feriado é "ponto forte de risco" e pede colaboração social

Em audiência no Senado, o ministro da Saúde frisou que a redução da calamidade pública só será atingida com o controle da transmissão do vírus. Sem vacina suficiente, médico ressaltou importância do uso de máscaras e do distanciamento

Bruna Lima
Maria Eduarda Cardim
postado em 29/03/2021 23:17 / atualizado em 29/03/2021 23:21
 (crédito: Alan Santos/PR)
(crédito: Alan Santos/PR)

Com a aproximação de mais um feriado nacional, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, externou a preocupação em relação ao aumento da circulação de pessoas e organização de eventos familiares que facilitem a disseminação da covid-19. "Esta Semana Santa é um ponto forte de risco", frisou o médico, durante audiência, nesta segunda-feira (29/3) para tratar dos temas de enfrentamento à pandemia, no Senado.

Por se tratar de um feriado cristão, o ministro pretende realizar um "chamamento à toda nação cristã que é o Brasil — apesar de o Estado ser laico, os brasileiros são cristãos —, para que os brasileiros se conscientizem da importância de usar a máscara". Segundo Queiroga, uma ação estaria sendo articulada com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella.

Em meio ao iminente desabastecimento de medicamentos e oxigênio e com unidades de saúde funcionando no limite máximo da capacidade, o ministro pediu a colaboração da sociedade para reduzir os riscos de contaminação durante o feriado. "Para conseguirmos reduzir esta calamidade pública, nós temos de investir nas medidas de redução da circulação do vírus; evitar aglomerações; distanciamento social; uso das máscaras", enumerou.

Para poder estimular as medidas, o ministro garantiu aos senadores que está trabalhando em uma "ampla campanha publicitária acerca da vacinação, do uso de máscaras e dos outros meios que são úteis para o combate e a circulação do vírus". A estratégia, no entanto, começou internamente, com a determinação clara e incisiva da obrigatoriedade das máscaras nas dependências da pasta.

Apesar de se posicionar contrário a um lockdown nacional, Queiroga ressaltou a necessidade de se fazer cumprir medidas restritivas mais fortes que sejam decididas por cada estado ou município, de acordo com a situação sanitária. "Essas medidas de restrições mais fortes, quando aplicadas, têm que ser em nível do local, em um momento epidemiológico mais severo. Não se pode preconizar, de maneira horizontal, medidas de restrição severa, porque isso seria uma situação que não traria benefícios. Além disso, agravaria por demais a questão econômica do país", ponderou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação