Pandemia

Prefeitura do Rio impede festa para 200 pessoas em embarcação

Festas públicas estão proibidas por decreto municipal, como forma de evitar aglomerações e contágio por covid-19

Agência Brasil
postado em 03/04/2021 16:51
 (crédito: Estefan Radovicz/Agência O Dia)
(crédito: Estefan Radovicz/Agência O Dia)

Agentes da prefeitura do Rio impediram uma festa planejada para 200 pessoas, dentro de uma embarcação. Uma equipe da Guarda Marítima Municipal foi à praia da Urca e interditou um píer clandestino, onde os convidados embarcariam. A Guarda Municipal, com apoio da Capitania dos Portos, impediu a entrada dos suprimentos que seriam utilizados na festa.

O evento estava marcado para começar às 16h deste sábado (3) e teria oito horas de duração, com bebida liberada.

Festas públicas estão proibidas por decreto municipal, como forma de evitar aglomerações e contágio por covid-19. Mesmo assim, vários casos têm sido flagrados nos últimos dias. Na sexta-feira (2), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) registrou 1.085 autuações, com 11 estabelecimentos fechados e 54 multas a ambulantes, restaurantes e bares.

Taxa de isolamento

O índice de isolamento social se manteve abaixo dos 45% nos dias para os quais foram antecipados os feriados na cidade de São Paulo. O índice ficou um pouco acima desse percentual apenas no domingo (28), quando chegou a 50% - mesmo patamar dos outros domingos do mês de março, que variaram de 49% a 51% -, e no feriado da sexta-feira santa (2), que teve 47% e isolamento.

Balanço

Em oito dias de fiscalização das medidas mais restritivas na cidade, a prefeitura já registrou 8.448 autuações, entre multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias. No período, foram aplicadas 513 multas a bares, restaurantes e ambulantes, além da interdição de 100 estabelecimentos que descumpriram as determinações.

Os órgãos atuam para cumprir as determinações contidas no decreto municipal nº 48.644, que estabeleceu o fechamento dos serviços não essenciais por dez dias, a partir de 26 de março. Até o dia 4 de abril, bares e restaurantes podem funcionar apenas com entregas em domicílio e nos sistemas take away e drive-thru. Além disso, está proibida a permanência na areia das praias, o estacionamento em toda a orla marítima e a entrada de ônibus de fretamento no município.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.