Governo

Ministro do Meio Ambiente exonera chefes do Ibama de quatro estados

Pasta informou que alterações nos estados do Amazonas e da Bahia foram feitas a pedido dos servidores, que irão assumir outros cargos públicos. Já na Paraíba e no Tocantins, ministério diz que se trata de "trocas administrativas normais"

Sarah Teófilo
postado em 09/04/2021 22:06
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministério do Meio Ambiente exonerou, nesta sexta-feira (9/4), os superintendentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Paraíba e Tocantins. Nos três primeiros, segundo publicação no Diário Oficial da União (DOU), a demissão foi a pedido.

No Amazonas, foi demitido Rezende Guimarães Filho; na Paraíba, Arthur Martins Marques Navarro; e na Bahia, Rodrigo Cantos Alves. No caso do Tocantins, onde estava Flávio Luiz de Souza Vieira, foi nomeado o sucessor: Luiz Carlos Fernandes. Nas outras três superintendências, ainda não há nomeação dos substitutos.

Embora no caso da Paraíba conste que a demissão foi a pedido, em nota o ministério informou que as demissões naquele estado e no Tocantins trata-se de "trocas administrativas normais". Já em relação às outras duas unidades da federação, o ministério informou que os dois ex-superintendentes pediram para sair, pois assumirão outros cargos públicos.

Dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que os alertas de desmatamento na Amazônia brasileira em março foram os maiores para o mês em toda a série histórica. Ao menos 36 mil hectares de floresta foram atingidos. Houve um aumento de 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado, mesmo com uma cobertura de nuvens superior, segundo o Greenpeace, o que pode atrapalhar a observação de área degradada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação