Educação

Curso de doutorado da nova presidente da Capes tem nota mínima para funcionar

Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário de Bauru feito por Cláudia Toledo obteve nota 4 para programas de doutorado na avaliação da Capes; valor máximo é de 7 pontos

João Vitor Tavarez*
postado em 16/04/2021 18:37 / atualizado em 16/04/2021 18:38
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

Cláudia Mansani Queda de Toledo foi nomeada nova presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), nessa quinta-feira (15/4). O convite partiu do ministro da pasta, Milton Ribeiro.

A titular é advogada e professora universitária, com doutorado em Direito Constitucional pelo Centro Universitário de Bauru, antiga Instituição Toledo de Ensino (ITE), em São Paulo, onde também era reitora desde 2017, segundo a Capes.

O curso de pós-graduação “Sistema Constitucional de Garantia de Direitos”, do qual Cláudia foi aluna, obteve nota 4 tanto no mestrado quanto no doutorado. A pontuação vem do Sistema de Avaliação da Capes, que mensura o cursos de pós-graduação a cada quatro anos.

No entanto, os indicadores variam de 1 a 7 nos programas com duas titulações. Para o funcionamento do curso de mestrado, as universidades devem obter no mínimo 3 pontos. Para doutorado, 4 pontos. 

A nova presidente da Capes obteve título de doutora na antiga Instituição Toledo de Ensino (ITE) em 2012. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o advogado-geral da União, André Mendonça, foram alunos da mesma instituição.

Cláudia Mansani é a quarta mulher a assumir a fundação Capes, e fez “compromisso público com a comunidade acadêmica e científica, baseado em uma trajetória como docente e gestora de educação superior”, conforme mencionado em sua carta de intenções.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação