SAÚDE

Câmara discute projeto que prevê acompanhante para pacientes com covid-19

O serviço de saúde deverá fornecer condições adequadas ao acompanhante, define a proposta. O projeto tramita em caráter conclusivo

Agência Câmara
postado em 20/04/2021 08:51 / atualizado em 20/04/2021 09:24
 (crédito: PIERRE-PHILIPPE MARCOU)
(crédito: PIERRE-PHILIPPE MARCOU)

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 4759/20, que define que, durante a pandemia do novo coronavírus, paciente diagnosticado com covid-19 terá o direito a ser acompanhada por pessoa de sua escolha durante internação em unidade de terapia intensiva.

Caberá ao serviço de saúde proporcionar condições adequadas para o acompanhante – que, por sua vez, deverá atestar a ciência de risco potencial a que será submetido por meio de termo de consentimento livre e esclarecido.
A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei 13.979/20, que definiu medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional em razão da Covid-19.

"Hoje em dia, as UTIs possuem estrutura para acolher acompanhantes, trata-se de prática já usual, e é inquestionável o benefício tanto para o paciente quanto para os familiares e amigos, disse o autor, deputado Giovani Cherini (PL-RS).

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.