CRIME

Preso suspeito de manter 11 funcionários em condições análogas à escravidão em Abadiânia

Fato ocorreu em fazenda de corta de eucalipto em Abadiânia; vítimas tiveram os documentos retidos e trabalhavam em troca de comida e estadia

Correio Braziliense
postado em 29/04/2021 18:11
 (crédito: PCGO/Divulgação)
(crédito: PCGO/Divulgação)

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) prendeu em flagrante um homem, na zona rural de Abadiânia, que mantinha 11 funcionários em condições análogas à escravidão para o corte de eucalipto. As vítimas vieram do estado do Maranhão e trabalhavam em troca de estadia e alimentação. O homem teria, ainda, retido o documento de todos os funcionários com a falsa promessa de assinar as carteiras de trabalho.

A prisão ocorreu nesta segunda-feira (26/4), após uma denúncia anônima. Ao chegar no local, os agentes observaram que as 11 pessoas estavam trabalhando em situações degradantes, de segunda a segunda. Não havia equipamentos de proteção individual, água potável e nem pagamento de salários.

As vítimas relataram aos policiais que muitos trabalhavam no corte das árvores de chinelo. Além disso, o serviço também tinha que ser feito aos domingos para que pudessem garantir o almoço e o jantar do dia. O valor das refeições era cobrado posteriormente.

A corporação verificou, ainda, que nos alojamentos dos funcionários não havia camas. Eles todos dormiam amontoados em colchões no chão, alguns feitos apenas de espuma.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação