Protesto

Homem é preso, suspeito de arremessar ovo contra manifestação pró-Bolsonaro

Homem preso em Belo Horizonte foi supostamente identificado por imagens feitas pelos manifestantes favoráveis ao presidente

Estado de Minas
postado em 01/05/2021 19:50
 (crédito: Tulio Santos/EM/DA Press )
(crédito: Tulio Santos/EM/DA Press )

Um homem de 32 anos foi preso na tarde deste sábado (1º/5), acusado de atirar ovos contra manifestantes pró-Bolsonaro, quando a carreata passava pela Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte.

Centenas de apoiadores do presidente se reúniram neste feriado do Dia do Trabalho. Muitos deles pedindo pedindo intervenção militar em ato antidemocrático.

O protesto começou por volta das 10h, com marchas militares, ao som de axé. Moradores de prédios da Avenida Afonso Pena, contrários ao movimento, bateram panela e jogaram ovos nos manifestantes. Por volta de 12h40, a polícia - acompanhada de manifestantes - foi até a portaria do número 1.781 da avenida.

Alegando que tratava-se de um flagrante, pois havia supostas imagens que mostravam um morador jogando ovos da janela, os polícias subiram até o apartamento. Um homem saiu algemado e foi levado para a delegacia. Uma moradora do prédio contou que o vídeo que teria sido usado como prova para a prisão em flagrante não foi mostrado.

"Foi muito injusto, a situação é revoltante. Na rua, várias pessoas aglomeradas, sem máscara e pedindo interveção militar, e eles invadem o nosso apartamento?", relatou a moradora.

Sete policiais subiram até o apartamento para levar o homem. Manifestantes à favor do Bolsonaro aplaudiram a ação. Ele foi levado para a Central de Flagrantes (Ceflan), que fica da Rua Conselheiro Rocha, no Bairro Floresta, na Região Leste de BH. Às 15h45, ele ainda estava preso na delegacia.

Moradores do prédio relatam provocações feitas pelos manifestantes que passavam na rua contra diversas pessoas que estavam nas janelas. Agressivos, homens desciam dos carros e das motocicletas pra ordenar que moradores descessem para agredi-los. "Eles gritavam: vocês estão tudo fudid*", relatou a moradora.

O deputado estadual Bruno Engler (PSL) postou um vídeo nas redes sociais pedindo que pessoas denunciem aqueles que jogaram ovos da janela. A polícia pode voltar até o prédio.

O Estado de Minas entrou em contato com Polícia Militar e não teve retorno até a publicação desta matéria.

O protesto

Muitos carregavam faixas e cartazes pedindo intervenção militar. Com o pretexto do Dia do Trabalho, os manifestantes gritavam 'Bolsonaro, eu autorizo', em referência a uma fala do presidente, que, em 14 de abril, disse que esperava 'um sinal do povo' para agir.

Entre os grupos de extrema direita, a fala do presidente foi interpretada como um pedido de autorização para endurecer a relação com os demais poderes. Em vídeo publicado neste sábado pelo canal 'Cafezinho com Pimenta', no youtube, os manifestantes na Esplanada carregavam faixas com as frases: "Intervenção militar com Bolsonaro no poder" e "Presidente Bolsonaro acione as Forças Armadas (FFAA)".

Vestidos de verde e amarelo e carregando a bandeira do Brasil, os manifestantes caminharam da Praça Tiradentes em direção à Praça Sete e, em seguida, ocuparam a pista da Afonso Pena.

Atos antidemocráticos

Em Brasília, manifestantes favoráveis ao presidente Bolsonaro se reuniram no gramado em frente ao Congresso Nacional, também pedindo intervenção militar. Manifestações ocorreram em várias aprtes do país. Manifestações que pedem um golpe militar no país são inconstitucionais e são alvo do Inquérito dos Atos Antidemocráticos aberto no ano passado por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). (Com Estadão Conteúdo)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação