Imunização

Rio amplia intervalo entre doses da Coronavac por escassez

Prefeitura anunciou um novo calendário de vacinação para quem precisa receber a segunda dose da Coronavac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan

Agência Estado
postado em 03/05/2021 17:34
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)
A prefeitura do Rio anunciou um novo calendário de vacinação para quem precisa receber a segunda dose da Coronavac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan. Devido à escassez, o intervalo de três semanas entre as duas aplicações ganhou um espaçamento maior. Quem recebeu a primeira vacina entre 5 e 9 de abril, por exemplo, deve retornar aos postos dez dias depois do prazo estipulado inicialmente.
A mudança no calendário foi provocada porque o município recebeu uma remessa muito menor do que o previsto. A expectativa do Rio era receber 150 mil doses de Coronavac na sexta-feira, mas apenas 17 mil chegaram efetivamente.
O calendário de vacinação para quem irá receber a primeira dose esta semana, contudo, está mantido - ele foi inclusive acelerado. Isso porque a cidade recebeu uma dose expressiva do imunizante da AstraZeneca.
Em São Gonçalo, na região metropolitana, a prefeitura retomou a vacinação da segunda dose da Coronavac nesta segunda-feira, 3, - a aplicação havia sido suspensa no sábado por falta de vacinas. O imunizante, contudo, segue escasso.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, o município recebeu apenas 3.260 doses da Coronavac na última remessa. Por isso, limitou a vacinação à metade dos 12 postos que normalmente aplicam a vacina. Já a vacinação com o imunizante da AstraZeneca está garantida em todas as unidades.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.