SELVAGEM

Que susto! Onça suçuarana é resgatada após ser capturada em galinheiro

Onça jovem está iniciando a fase de caça ao alimento e se aproximou de uma casa na zona rural; morador montou uma armadilha para capturar o animal

Camila Dourado/ Especial para o Estado de Minas
postado em 12/05/2021 17:35 / atualizado em 12/05/2021 17:37
 (crédito: PMAmb/Divulgação )
(crédito: PMAmb/Divulgação )

Uma onça suçuarana foi resgatada após ser capturada na zona rural de Lavras, no Sul de Minas. O animal está iniciando a fase de caça ao alimento e se aproximou de um galinheiro. 

O morador montou uma armadilha e conseguiu capturar a onça, que está internada no Hospital da Universidade de Lavras (UFLA) e deve ser solta nos próximos dias.

De acordo com a Polícia Militar do Meio Ambiente, a onça é uma fêmea jovem e apareceu na propriedade há alguns dias. “Devido à escassez de alimento natural, foi atraída pelas criações da propriedade, vindo a abater algumas galinhas para se alimentar”, explica.

Diante da ameaça, o produtor rural teve a ideia de fazer uma armadilha para captura do animal.

“A atitude dele foi muito correta, porque muitos já partem para o abate. Mas o certo seria se ele tivesse acionando antes a PM do Meio Ambiente para preparar a armadilha. Porque ficamos temerosos da armadilha oferecer algum risco para as vítimas”, afirma o 1º Tenente PM Emerson Ludgero da Costa, Comandante do Pelotão da PM de Meio Ambiente de Lavras.

Na sequência, os militares foram acionados e resgataram a onça, que foi levada para o Departamento de Medicina Veterinária da UFLA. “A onça está em observação no hospital universitário e vai passar por exames. Nos próximos dias ela deve ser solta em um local mais afastado de áreas urbanizadas”, diz. 

 

Furão 


Além da captura da onça, os militares soltaram um furão, que havia sido atropelado e tratado pelos médicos veterinários do Hospital Veterinário da UFLA. “O furão é um mamífero carnívoro da família dos Mustelídeos. Existem diversas espécies de mustelídeos, sendo a mais conhecida o furão-doméstico - Mustela putorius furo”, ressalta.

A PM do Meio Ambiente alerta para o cuidado com a presença de animais silvestres. “Evite aproximação e acione um dos órgãos competentes como a Polícia Militar de Meio Ambiente, Bombeiros Militares, IEF e IBAMA”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação