Operação policial

Polícia coloca sigilo de 5 anos em documentos da operação no Jacarezinho

A operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro aconteceu mesmo com ordem do STF de restrição às operações em favelas durante a pandemia

Yasmin Ibrahim*
postado em 25/05/2021 13:54 / atualizado em 25/05/2021 13:54
 (crédito: Mauro Pimentel)
(crédito: Mauro Pimentel)

Estão sob sigilo as informações sobre todas as operações da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ), incluindo a realizada na Favela do Jacarezinho, em 6 de maio de 2021. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) é de que os acessos às informações sobre essas operações policiais fiquem restritas pelo prazo de cinco anos.

A operação mais letal da história do estado do Rio deixou 28 mortos, além de diversos feridos. Imagens do dia da ação policial circularam na internet e mostram moradores limpando sangue dos baleados dentro das casas, nas calçadas e na rua.

Pela brutalidade da incursão no Jacarezinho, são vários os indícios de que os mortos foram perseguidos e assassinados
Pela brutalidade da incursão no Jacarezinho, são vários os indícios de que os mortos foram perseguidos e assassinados (foto: Mauro Pimentel/AFP - 6/5/21 )

A Secretaria de Estado de Polícia Civil respondeu, em nota, ao Correio sobre a decisão do STF. "Falar em violação aos Direitos Humanos antes da conclusão das investigações é precipitado e busca politizar a discussão. Os órgãos responsáveis pela investigação têm amplo acesso a todas as informações, sem qualquer sigilo, garantindo a transparência e eficácia da investigação", informou.

Na semana passada, o relator do caso, o ministro Edson Fachin, votou a favor da apuração do suposto descumprimento das restrições de operações policiais nas favelas durante a pandemia.

O julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, a "ADPF das Favelas", que teria o fim no dia 28 deste mês, foi adiada a pedido do ministro Alexandre de Moraes, para ter mais tempo para analisar o caso.

*Estagiária sob supervisão de Hellen Leite

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação