Maus-tratos

Casal que aparece torturando cachorro em vídeo é preso em Minas Gerais

Caso ocorreu em Onça de Pitangui. Oeste de Minas, e imagens de cão com galinha morta e explosivo amarrados ao corpo geraram revolta

Cristiane Silva - Estado de Minas
postado em 28/05/2021 09:58 / atualizado em 28/05/2021 09:58
 (crédito: Polícia Militar/Divulgação)
(crédito: Polícia Militar/Divulgação)

Uma mulher de 37 anos e um homem de 48 foram presos na noite dessa quinta-feira (27/5) em Onça de Pitangui, no Oeste de Minas Gerais, após serem identificados como o casal que aparece torturando um cachorro em um vídeo que se espalhou pelas redes sociais. O animal, de seis meses, desapareceu após ser abandonado em uma estrada.

No vídeo, a mulher aparece rindo e chamando a atenção do cachorro, que tem uma galinha presa ao corpo com fita adesiva. Ela sacode o animal e dá um tapa nele. Em seguida, o homem acende uma bombinha que estava na galinha e eles soltam o cachorro, que grita assustado após a explosão. Além do casal, pelo menos outras duas pessoas são vistas no vídeo.

Após a divulgação das imagens, moradores da cidade acionaram a Polícia Militar (PM). Segundo a corporação, o casal admitiu os maus-tratos ao cão e disseram ter cometido o crime como “castigo” após ele ter atacado e comido algumas aves que eles criam.

Conforme a PM, eles disseram que a galinha já estava morta quando foi presa ao cachorro e gravaram o vídeo com o celular de um deles. Depois disso, eles colocaram o animal de estimação no carro e o soltaram em uma estrada perto de uma fazenda a 3 quilômetros do povoado.

Ainda segundo a polícia, o casal disse que o cachorro é novo e que, por isso, não deve ter conseguido encontrar o caminho de volta para casa.

Na casa foram apreendidas as roupas usadas no vídeo e o celular usado na gravação. Foram apreendidas cinco combas de tamanho médio, facilmente encontradas no comércio, além de uma espingarda de pressão e 22 munições calibre .28.

O homem e a mulher foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Pará de Minas. A PM fez buscas pelo cachorro no entorno do povoado para resgatá-lo e proporcionar atendimento veterinário, mas até a manhã desta sexta (28/5) ele não havia sido visto. A polícia de Onça de Pitangui pede ajuda da população para localizá-lo. Quem tiver informações, pode ligar para o 190. ei Sansão

Em setembro do ano passado, foi sancionada a Lei Federal nº 14.064/2020, que amentou a punição para maus-tratos a cães e gatos. A pena varia de dois a cinco anos de prisão, multa e perda da guarda do animal.

A regra, que alterou a Lei de Crimes Ambientais, foi apelidada de “Lei Sansão”, em referência ao pitbull que foi amarrado com um arame farpado e teve as patas traseiras decepadas com um facão em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O agressor foi identificado e denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e deve ser julgado pela Justiça comum.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação