Com leitos de UTI lotados, prefeitura libera alvará para festa com 100 pessoas

Evento está marcado para acontecer nesta sexta-feira (28/5) em um hotel da cidade; prefeito diz que decreto deve ser revisado na próxima segunda (31/5)

Camila Dourado/ Especial para o Estado de Minas
postado em 28/05/2021 18:45
 (crédito: Hotel San Marino/Divulgação )
(crédito: Hotel San Marino/Divulgação )

Uma festa marcada para acontecer nesta sexta-feira (28/5) em um hotel de Alfenas, no Sul de Minas, está dando o que falar na cidade. Moradores estão preocupados com os casos de covid-19 em alta e lotação dos leitos de UTI. O último decreto permite eventos com 100 pessoas e a prefeitura já emitiu o alvará de funcionamento.

O evento com 100 pessoas está marcado para esta sexta-feira (28/5) no Hotel San Marino. A notícia repercute na cidade pelo avanço da covid-19 no Estado. De acordo com o último boletim municipal divulgado, Alfenas soma 7.022 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, 155 óbitos e 100% de ocupação dos leitos de UTI.

“Para o município fica entendido que evento é prioridade, saúde depois, que estamos com um paciente para fazer cirurgia e não faz porque está cumprindo a Resolução do Estado”, reclama um morador que prefere não ser identificado, por medo de represálias.

O alvará foi emitido na última quarta-feira (26/5). O Estado de Minas teve acesso ao documento onde a Vigilância Sanitária tentou reduzir para 40 o número de convidados, mas o organizador rebateu com o último decreto em vigor, que permite 100 pessoas.

Por telefone, o organizador da festa, o empresário Bruno Silva Gomes, disse que o evento é particular e não teve venda de ingressos. “A reunião é de um grupo de amigos. Nada clandestino, de acordo com o decreto 2893, com todas as regras de prevenção ao novo coronavírus”, afirma.

Na ligação, questionamos se o evento terá som ao vivo. “Vai ter música como todo bar e restaurante. Aqui não é uma festa clandestina. Totalmente regularizado com autorização da Vigilância Sanitária. Inclusive a escolha do local é por conta do projeto, se fosse algo clandestino a gente nem ia procurar a prefeitura”, comenta.

O Estado de Minas também conversou o prefeito Luiz Antônio da Silva para entender sobre o último decreto que ainda não foi alterado, mesmo com o aumento de casos na cidade.

“Esse é o decreto anterior, quando saímos da onda roxa e chegamos à onda amarela. Teve esse decreto acompanhando as ondas. Prevê o próprio Estado essa flexibilização. Infelizmente, agora nesta última semana, a situação mudou, pois os leitos de UTI estão lotados novamente e há uma tendência no Estado de aumento. Então, na segunda-feira (31/5), haverá uma reunião do gabinete de enfrentamento à covid-19 para avaliação das regras”, afirma.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação