EDUCAÇÃO

Guedes: Prefiro voucher a Fies porque é transferência direta de renda

Ministro da Economia rebateu críticas e disse que a situação atual não é culpa do governo de Jair Bolsonaro

Agência Estado
postado em 01/06/2021 17:15
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o mau desempenho da educação brasileira é resultado da dificuldade de manter a qualidade com a universalização e de "indisciplina, violência na sala de aula e desrespeito aos professores".
Em audiência na Comissão de Educação nesta terça-feira, 1º, Guedes rebateu críticas e disse que a situação atual não é culpa do governo de Jair Bolsonaro. "Por que há essa deterioração no clima educacional, será que foi o Bolsonaro que fez isso? Vocês oposição têm que ser honestos também nas buscas das respostas ao desafios. Tem 30 anos de outra orientação na Educação, será que em um ano e meio conseguimos criar o desrespeito na sala de aula, a deseducação, os maus resultados do Pisa?", questionou.
Guedes disse ainda preferir um programa de vouchers para acesso a universidades e escolas - que vem sendo estudado pelo governo mas não tem previsão de lançamento - do que financiamentos estudantis como o Fies.
"O Fies deve continuar, mas houve um excesso muito grande. Prefiro voucher a Fies porque é transferência direta de renda. Respeito quem defende vinculação para Educação, mas defendo desvinculação geral do orçamento", acrescentou.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.