O professor no Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Fábio Hissa Vieira Hazin teve a morte cerebral confirmada na manhã desta segunda-feira (7/6), segundo informou, em nota oficial, a instituição de ensino.
A UFRPE decretou luto oficial de três dias. A vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, comunicou o falecimento de Hazin em suas redes sociais. No texto, ela aponta a morte do professor como vítima da covid-19.
Um dia triste para a ciência. O doutor Fábio Hazin faleceu nesta segunda (7), vítima da Covid-19. Engenheiro de Pesca e professor titular da UFRPE, Hazin era um dos maiores cientistas do mundo na área de pesca. Ex. Sec.Nacional da Pesca, do Ministério da Pesca e Aquicultura, + pic.twitter.com/WZtURDZhAo
— Luciana Santos (@lucianasantos) June 7, 2021
Trajetória acadêmica
Graduado em Engenharia de Pesca pela UFRPE, o professor é mestre e doutor em Marine Science and Technology/ Fisheries Oceanography na Tokyo University of Marine Science and Technology e pós-doutor em Avaliação de Estoques de Recursos Pesqueiros Pelágicos Migratórios no Southeast Fisheries Sience Center/NMFS/NOAA, Miami- EUA.
Obteve especialização em direito internacional do mar pela Rhodes Academy (Center for Oceans Law and Policy/ University of Virginia School of Law; the Aegean Institute of the Law of the Sea and Maritime Law; the Law of the Sea Institute of Iceland; the Max Planck Institute; and the Netherlands Institute for the Law of the Sea.
Entre 2004 e 2012, exerceu a função de presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões- CEMIT e de diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE.
Saiba Mais
- Blogs Redirect "Dia D" do ex e do atual técnico da Seleção tem rivais em comum: CBF e Paraguai
- Política Bolsonaro critica Barroso sobre suspensão de despejo: "Lamentável"
- Blogs Redirect Chef Rosario Tessier lança pacote de aulas virtuais
- Blogs Redirect Secretaria de educação de Roraima define banca do próximo concurso com mais de 600 vagas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.