PANDEMIA

Queiroga exonera tenente-coronel adepto do uso da cloroquina

O militar já usou as redes sociais para criticar a Organização Mundial da Saúde (OMS), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e governadores contrários à postura do presidente Jair Bolsonaro na gestão da pandemia

Maria Eduarda Cardim
postado em 08/06/2021 06:00
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Pouco mais de dois meses depois de assumir o Ministério da Saúde, Marcelo Queiroga exonerou, ontem, o tenente-coronel Angelo Martins Denicoli do cargo de diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS). Nomeado no ano passado pelo então ministro Eduardo Pazuello, o militar foi o último a perder o cargo na atual administração.

Denicoli defende o uso de cloroquina no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, apesar da ineficácia comprovada do medicamento contra a doença. Ele chegou a publicar, em suas redes sociais, informação falsa, em 8 de abril do ano passado, afirmando que a FDA (Food and Drug Administration, órgão regulador de medicamentos dos Estados Unidos) havia aprovado o uso da hidroxicloroquina para o tratamento de todos os casos do novo coronavírus. Na época, o uso compassivo do medicamento chegou a ser permitido, e a FDA deu apenas uma autorização para utilização emergencial de produtos que tivessem cloroquina em sua composição para alguns pacientes com covid-19.

O militar também já usou as redes sociais para criticar a Organização Mundial da Saúde (OMS), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e governadores contrários à postura do presidente Jair Bolsonaro na gestão da pandemia. A exoneração do militar foi assinada pela Casa Civil e publicada no Diário Oficial da União (DOU). Queiroga evitou comentar a respeito da motivação da exoneração do tenente-coronel e, questionado por jornalistas, disse apenas que “não é todo mundo que quer trabalhar” no ministério.

Vaga aberta

À frente da pasta desde 23 de março, ele garante que tem autonomia para montar a própria equipe, mas fez poucas mudanças desde que chegou. A mais recente delas foi a indicação da infectologista Luana Araújo para assumir a secretaria de enfrentamento à covid-19, que, no entanto, não foi concretizada. Desde então, a seção segue sem comando.

O nome de quem deve assumir a secretaria criada em 10 de maio deve ser, justamente, uma das perguntas que Queiroga enfrentará em seu segundo depoimento, hoje, à CPI da Covid. Anunciada como secretária pelo próprio ministro, em evento oficial da pasta, Luana, que também depôs à comissão de inquérito do Senado, não soube responder quem ficaria em seu lugar e disse que seu nome fora vetado na Casa Civil.

Segundo apurado pelo Correio, Queiroga não bateu o martelo sobre um novo nome para a secretaria e ainda estuda nomes. A seção é uma promessa do ministro desde o início da gestão e foi criada logo após o início dos trabalhos da CPI. O objetivo é centralizar em um único setor as ações de enfrentamento à pandemia.

Enquanto não completa o quadro de auxiliares diretos, Queiroga anunciou que se encontrou, ontrem, com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, para discutir o combate à pandemia. Segundo o ministro, a conversa teve como foco os desafios mundiais no enfrentamento à doença e parceria entre os dois países. Em publicação no Twitter, ele compartilhou uma foto do encontro.

Ministro corre para obter mais vacinas

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou ontem que o governo federal está negociando mais vacinas contra a covid-19 com a farmacêutica norte-americana Moderna. “O que nós podemos antecipar é que estamos negociando, bem como buscando antecipação de doses prontas: a da Janssen, a doação do governo americano, que nós agradecemos muito. Então, nós temos uma perspectiva boa para acelerar o nosso PNI (Plano Nacional de Imunização)”, disse. Porém a antecipação de doses da Janssen adquiridas pelo governo federal não foi confirmada pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz. “A gente ainda não tem uma confirmação por parte do laboratório de quando essas doses virão”, explicou.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação