Cem anos se passaram e a Nestlé, a dona da marca Leite Moça, decidiu substituir a icônica personagem da camponesa na embalagem por seis mulheres brasileiras reais.
A campanha "Leite Moça® 100 anos. Tudo que pode dar certo vai dar certo" teve início pelo Instagram da marca, em abril. As ilustrações das 6 personagens (Dona Sônia, Bia, Gabriela, Angela, Tia Bena, Terezinha e Amanda) foram feitas pela artista Débora Islas, que informou nas redes sociais vem desenvolvendo o projeto desde janeiro.
Ver essa foto no Instagram
Apesar da boa recepção do público, na internet, alguns comentários geraram debates sobre os corpos das mulheres que vão estampar as embalagens comemorativas. "Qual lata você prefere? A do Leite Moça tradicional, com a camponesa, ou essa nova versão, com a gordinha? Na dúvida, compre de outra marca", comentou um usuário.
"Os caras incomodados porque mudaram a moça do Leite Moça. Conservador adora falar que progressista é mimizento", respondeu outro internauta.
O Leite Moça tá fazendo 100 anos e resolveu
— Paulo (@pauloap) June 17, 2021
APAGAR DO RÓTULO A MOÇA QUE DÁ NOME AO PRODUTO PELO "EMPODERAMENTO DE MULHERES REAIS"
Ficou igual embalagem de cigarro, mostrando como você fica se usar o produto pic.twitter.com/VjnZ0yfVfG
Qual lata você prefere?
A do Leite Moça tradicional, com a camponesa, ou essa nova versão, com a gordinha?
Na dúvida, compre de outra marca. pic.twitter.com/MOctn8Vv1Z— Rafael Fontana (@RafaelFontana) June 17, 2021
Outro internauta lembrou de uma charge publicada pela Folha de S. Paulo em março desde ano.
Ou essa outra charge leite moça para a @folha pic.twitter.com/41ktGri0j0
— Benett (@Benett_) June 18, 2021
A Nestlé ainda não se pronunciou sobre os comentários negativos, mas Renata d’Ávila, CSO da FCB Brasil, distribuidora da marca, informou em nota que a troca foi feita para representar mulheres que ajudaram a construir a marca.
"Trazemos histórias de transformação e crescimento pessoal conquistados usando a marca como aliada na culinária e na confeitaria. Assim, homenageamos a Moça e as moças que fazem parte da sua trajetória”, explicou. A edição especial das latas chega agora em junho aos pontos de venda.
* Yasmin Ibrahim, estagiária sob supervisão de Hellen Leite
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.