PANDEMIA

Irmão de Valdemiro, bispo Vanderley Santiago morre de covid-19 em SP

Bispo Vanderley Santiago faleceu um dia após buscar atendimento médico. Internautas criticaram Valdemiro por vender produtos milagrosos, como sementes de feijão, que não funcionam no tratamento da doença

Talita de Souza
postado em 29/06/2021 19:07 / atualizado em 29/06/2021 19:08
Valdemiro Santiago (à esq.) é irmão de Valderley Santiago (à dir.) -  (crédito: Facebook/Reprodução)
Valdemiro Santiago (à esq.) é irmão de Valderley Santiago (à dir.) - (crédito: Facebook/Reprodução)

O bispo Vanderley Santiago, 53 anos, da Igreja Mundial do Poder de Deus morreu de covid-19 nesta segunda-feira (28/6), em São Carlos (SP). Ele é irmão do apóstolo Valdemiro Santiago, investigado por estelionato pelo Ministério Público após vender sementes de feijão com "poderes" de cura da doença, em 2020.

Vanderley recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 em 16 de junho, mas foi infectado antes do imunizante agir no organismo. De acordo com a Prefeitura de São Carlos, ele foi atendido no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho no domingo (27/6) e logo após foi transferido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Felícia. Lá, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu.

O sepultamento de Vanderley foi feito na tarde desta terça-feira (29/6) no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em São Carlos.

O religioso era casado havia 28 anos com Otanilde Santiago, com quem teve uma filha, Vanderléia Santiago. As duas, o irmão Valdemiro Santiago e a Igreja Mundial do Poder de Deus não se pronunciaram sobre a morte.

Internautas criticam falsa promessa de cura de irmão de Vanderley

Nas redes sociais, a notícia da morte foi recebida com críticas sobre a venda de medicamentos milagrosos, em referência à venda dos "feijões mágicos" contra a doença causada pelo novo coronavírus. "Amuletos, assim como cloroquina e afins, não curam a covid", escreve um usuário. "Pelo visto feijão de mil reais em casa não faz milagre", comentou uma mulher.

"Lamento a morte, porém que aprendam a não abusar da fé dos outros, charlatões”, desabada outro usuário.


 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação