PANDEMIA

Queiroga busca novo coordenador do Plano Nacional de Imunização

Para especialistas, a troca registra mais um episódio da tumultuada gestão da pasta

Maria Eduarda Cardim
postado em 02/07/2021 06:00
As doses da Janssen só começaram a ser distribuídas depois que o governador paulista João Doria reclamou -  (crédito: Breno Esaki/Agencia Saúde DF)
As doses da Janssen só começaram a ser distribuídas depois que o governador paulista João Doria reclamou - (crédito: Breno Esaki/Agencia Saúde DF)

Com o pedido de Francieli Fantinato para deixar o cargo de coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, corre para escolher um novo nome para comandar o programa, que faz parte da linha de frente do combate à covid-19 por meio da distribuição de vacinas. Para especialistas, a troca registra mais um episódio da tumultuada gestão da pasta, que já trocou de ministro quatro vezes.

“O ministro da Saúde é quem está conduzindo a pandemia. Depois nós vamos substituir a Francieli, que pediu pra sair”, afirmou Queiroga, em Marechal Deodoro (AL). A coordenadora do PNI é investigada pela CPI da Covid e entregou o cargo na última quarta-feira. A coordenadora substituta do PNI é a também enfermeira Adriana Regina Farias Pontes Lucena.

A mudança de nome na área crucial no enfrentamento à pandemia preocupa especialistas. “De maneira geral, mudanças de comando em áreas tão estratégicas atrapalham tomadas de decisões que têm que ser cotidianas quando você lida com uma pandemia, por exemplo”, avalia o médico sanitarista pela Universidade do Paraná e professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Adriano Massuda. O médico sanitarista Walter Cintra é mais crítico. “É mais um episódio nesse desmoronamento do governo, em particular do Ministério da Saúde”, avaliou.

O ministério, porém, tenta engatar um ritmo constante de entrega de imunizantes para agilizar a vacinação. Ontem, um dia após o governador de São Paulo, João Doria, criticar a demora na distribuição das 3 milhões de doses da vacina da Janssen — doadas pelos Estados Unidos e recebidas pelo Brasil em 25 e 26 de junho —, a pasta anunciou o envio dessas vacinas e de outras imunizantes aos estados. Segundo o ministério, ao todo, 8 milhões de unidades serão remetidas nos próximos três dias.

Além dos 3 milhões das doses únicas da Janssen, estão mais 2,1 milhões de unidades do fármaco da Pfizer e 2,8 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca. O envio começa hoje e deve ser concluído com a chegada aos estados até domingo. A pasta não detalhou como será dividida a entrega.

O ministério, aliás, atualizou a projeção de entregas de vacinas e espera receber em julho 41.048.000 doses. A previsão tem 927 mil doses a menos do que a feita na última semana.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação