Stand Up

O humorista, Murilo Couto, pode ser processado pelo MP por "piada" sobre ciclistas

A protocolação feita é a respeito de uma apresentação onde o humorista fala sobre concordar com "motorista de ônibus que atropela"

Correio Braziliense
postado em 14/07/2021 13:47
 (crédito: WILLFOTOGRAFO)
(crédito: WILLFOTOGRAFO)

Na madrugada desta quarta-feira (14/7) foi feito uma protocolação de infração penal contra o humorista, Murilo Couto, que falou durante seu show de stand up, em tom de piada, sobre o atropelamento de ciclistas. 

Em sua apresentação o humorista fala com alguém da plateia e o questiona sobre qual esporte pratica, quando a resposta é ciclismo, Murilo começa a fazer comentários sobre a modalidade. O motivo da protocolação é a fala sobre o atropelamento de ciclistas "No caso dos ciclistas, eu dou razão para o motorista de ônibus que atropela" diz, Murilo.

Após o comentário, ele ainda fala sobre como fica irritado quando vê algum praticante na pista "Tenho uma raiva quando tá transito e vem um ciclista, ai é meu direito... Toma o direito aqui" (movimento que faz alusão a bater e jogar para outro lado)

A protocolação feita no Ministério Público de São Paulo, por conta da fala do humorista no qual a comunidade ciclista afirma ser uma "piada irresponsável", foi caracterizada como incitação ao crime, de acordo com o art.286 do código penal.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. No caso de não haver estes espaços, devem usar a borda direita da pista, no mesmo sentido dos demais veículos.

O responsável pela denuncia é o defensor público, Alessandro Tertuliano, que apresentou queixa como cidadão e praticante da modalidade. A iniciativa veio através da revolta da classe pela "piada" sobre algo delicado para quem é praticante. "Sou ciclista amador e pedalo de 5 a 6 vezes, toda semana e sinto na pele o perigo que corremos diariamente com motoristas que não gostam de Ciclistas, como o Murilo Couto" afirma Alessandro.

O defensor complementa ainda "Quem não pedala na rua talvez não consiga perceber o porque tanta indignação. Mas acredite, é super perigoso sair para pedalar, seja em Brasília, seja em qualquer lugar do Brasil" diz. 

Agora está a cargo do Ministério Público de São Paulo analisar e decidir se o caso deve seguir ou não com a ação penal.

O Correio entrou em contato com a assessoria do humorista para um posicionamento sobre o assunto, mas não obtivemos respostas até o momento.

Murilo Couto é comediante do programa The Noite (SBT), apresenta seu segundo show solo de Stand Up Comedy – Eu só queria ser um artista amado e respeitado pelo Brasil – onde improvisa músicas e aborda temas intitulados “polêmicos”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE