covid-19

Falta de chefia no PNI dificulta discussões sobre vacinação, diz secretário do RJ

Segundo Daniel Soranz, avanço do debate sobre a necessidade de uma dose de reforço de vacina em idosos é prejudicado pelo fato de a coordenação do Programa Nacional de Imunizações estar vaga desde 7 de julho

Maria Eduarda Cardim
postado em 16/07/2021 19:07 / atualizado em 16/07/2021 19:42
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Sem uma coordenação desde 7 de julho, quando Francieli Fantinato foi exonerada do cargo a pedido, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), responsável por coordenar a campanha de vacinação contra a covid-19, encontra dificuldades para destravar as discussões que surgem na pandemia da covid-19. A constatação é do secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, que, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (16/7), afirmou encontrar este “problema” no Ministério da Saúde.

“Infelizmente, a gente, nesse momento, tem um problema no Ministério da Saúde porque a coordenadora do PNI acabou de ser demitida, então a gente ainda tem uma dificuldade de avançar nessas discussões”, disse o secretário ao falar sobre a ideia de uma dose de reforço de vacina contra a covid-19 para idosos com 60 anos ou mais.

A intenção de fazer o reforço da vacina no grupo de idosos foi anunciada nesta quinta-feira (15), em uma live do prefeito Eduardo Paes. A ideia, segundo Soranz, ainda é estudada, mas já existe uma previsão para que os idosos recebam uma terceira dose do imunizante entre outubro e dezembro. “Essas são discussões iniciais, que precisam ser aprofundadas. Estamos prevendo aqui, organizando nossa logística, mas a gente vai ter que ver alguns fatores”, disse o secretário.

Entre os fatores citados, está justamente a avaliação de qual será a recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) na época (outubro e dezembro). Segundo Soranz, a discussão sobre doses de reforços nos idosos já ocorre no PNI. No entanto, o Ministério da Saúde nunca abordou publicamente a ideia e nem divulgou possíveis datas para a aplicação de uma terceira dose neste grupo.

A antecipação dessa divulgação por parte da Prefeitura do Rio, segundo o secretário de Saúde da cidade, é para “tentar dar previsibilidade para as pessoas” e “forçar algumas discussões que são importantes”. “Essa é uma discussão que precisa começar a ser debatida. [...] Como a gente está em uma pandemia, atrasos nessas discussões e nesse processo podem gerar danos para a população”, ponderou.

Ministro critica

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, entretanto, acredita que decisões tomadas fora do PNI geram “calor” ao invés de gerar “luz”. Desde a última semana, o cardiologista critica estados e municípios que anunciam medidas de vacinação contra a covid-19 fora do que foi combinado no PNI, diferentemente do que foi pactuado na comissão tripartite, que envolve ministério e secretarias estaduais e municipais de Saúde. Por exemplo, a inclusão de adolescentes na campanha de imunização contra a covid-19.

Nesta sexta (16), sem citar diretamente a cidade do Rio de Janeiro, Queiroga criticou o anúncio da intenção de vacinar os idosos com uma dose de reforço. “Não podemos ter municípios criando regras próprias, escolhendo subgrupos diferentes para a vacinação. Agora, um grande município do Brasil já tá anunciando a terceira dose. Como anunciar a terceira dose se a gente não avançou ainda na primeira dose em 100% da população brasileira? Isso gera calor em vez de gerar luz”, disse, durante discurso em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação