Minas Gerais

Vereadora sofre ameaças por defender direitos da mulher e de pessoas LGTQI+

Em Conselheiro Lafaiete, vereadora recebe ameaça de morte após aprovar projetos que defendem direitos da mulher e de pessoas transexuais

Ana Laura Queiroz* - Estado de Minas
postado em 23/07/2021 19:01 / atualizado em 23/07/2021 19:02
 (crédito: Instagram/Reprodução )
(crédito: Instagram/Reprodução )

A vice-presidente da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas, Damires Rinarlly (PV), denuncia ameaças de morte e perseguição após aprovar projeto que defende os direitos das pessoas transsexuais e travestis. A vereadora também é autora de projetos sobre direitos da mulher e apoio a vítimas de violência doméstica.

Damires tem 25 anos, é advogada e a única parlamentar mulher na Casa legislativa. A Polícia civil instaurou inquérito para investigar as ameaças sofridas e, para sua proteção, medidas cautelares protetoras foram decretadas na última semana.

Ameaça de morte

As agressões tiveram início após a aprovação do projeto de lei, de autoria da vereadora, que assegura o uso do nome social por pessoas travestis e transexuais nos órgãos de administração municipal. O projeto foi somado a uma lista de propostas de Damires, que debatem direitos da mulher e das minorias.

“Estou sofrendo ameaças de morte, perseguição, homofobia, misoginia, calúnia, injúria e difamação”, compartilhou a parlamentar em seu perfil no Twitter.

As ameaças partiram de grupos de WhatsApp, vindas de um ex-candidato a vereador do município. O homem compartilhou um vídeo sobre uma mulher assassinada, dizendo que Damires precisava disso.

Em áudio, o suspeito enfatizou: “Essa raça tem que morrer”, se referindo à vereadora e às pessoas transexuais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação