Crime cibernético

Ataque de hackers tenta sequestrar dados do Tesouro Nacional

O Ministério da Economia informou que "medidas de contenção foram imediatamente aplicadas, e a Polícia Federal, acionada"

Vera Batista
postado em 16/08/2021 06:00
 (crédito: AFP / NICOLAS ASFOURI)
(crédito: AFP / NICOLAS ASFOURI)

O Ministério da Economia informou, por meio nota, ontem, que a Secretaria do Tesouro Nacional sofreu um ataque de hackers na noite de sexta-feira (13).

A pasta disse que “medidas de contenção foram imediatamente aplicadas, e a Polícia Federal, acionada”. Nesta primeira etapa, o ministério disse que “avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e os relacionados à dívida pública do governo federal”.

O ataque na rede interna do Tesouro foi identificado como “ransomware”, ou seja, quando o computador ou a rede são infectados, o acesso ao sistema e aos dados é criptografado e bloqueado.

O Tesouro não é o primeiro órgão do governo federal a sofrer ataques cibernéticos neste ano. Em maio, todos os computadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram afetados e desligados, prejudicando o atendimento nos postos. Em fevereiro, aconteceu o mesmo com o Ministério da Saúde. Os invasores deixaram a seguinte mensagem : “Este site está um lixo!”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação