Novo número

Projeto Comprova lança novo número para sugestões de verificação via WhatsApp

Jornalistas do projeto se encarregam da verificação de qualquer conteúdo suspeito relacionado à pandemia, políticas públicas do governo federal e postagens que deslegitimem as eleições

Correio Braziliense
postado em 17/08/2021 17:23 / atualizado em 17/08/2021 17:28
 (crédito: Reprodução/Abraji)
(crédito: Reprodução/Abraji)

O Projeto Comprova está lançando, nesta quarta-feira (18/8), um novo serviço de atendimento aos usuários via WhatsApp. A iniciativa, liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), conta com jornalistas de mais de 30 veículos de comunicação brasileiros que atuam na apuração de informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas compartilhadas nas redes.

Será possível aos usuários enviar sugestões de verificação de conteúdo duvidoso pelo número (11) 97045-4984 ou através do link https://wa.me/5511970454984. Os jornalistas do projeto se encarregam da verificação de qualquer conteúdo suspeito relacionado à pandemia, políticas públicas do governo federal, bem como postagens que deslegitimem o processo eleitoral e as eleições de 2022.

O papel colaborativo dos cidadãos é de fundamental importância para organizações de comprovação de fatos como o Projeto Comprova, como sublinha o presidente da Abraji, Marcelo Träsel: “A imprensa está na linha de frente, verificando os fatos, mas a responsabilidade por combater a desinformação é de toda a sociedade”. Em um período de pouco mais de dois meses antes das eleições de 2018, o Comprova recebeu 78 mil sugestões de verificação de conteúdos tidos como suspeitos pelos usuários.

O antigo número da Comprova deixará de funcionar a partir de setembro de 2021. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação