Vacinação contra covid-19

RJ recomenda terceira dose da vacina contra covid-19 para idosos

Aplicação da dose de reforço em idosos com 60 anos ou mais deve começar já em setembro e durar até novembro. Vacinação será feita de forma escalonada para idosos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses

Maria Eduarda Cardim
postado em 23/08/2021 17:43 / atualizado em 23/08/2021 20:15
 (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)
(crédito: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)

Enquanto o Ministério da Saúde ainda define quando irá incorporar a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em idosos no Plano Nacional de Imunizações (PNI), a cidade do Rio de Janeiro saiu na frente e aprovou, nesta segunda-feira (23/8), a recomendação de uma dose de reforço para idosos com 60 anos ou mais.

A decisão foi tomada pelo Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19, que indica a aplicação da terceira dose para todos os idosos que tomaram as duas doses de qualquer vacina contra a doença, sendo a segunda há pelo menos seis meses. 

Como dose de reforço, a capital fluminense usará as vacinas Comirnaty e Covishield. "Independentemente da vacina tomada nas duas primeiras doses, para a dose de reforço serão usadas vacinas da Pfizer e da AstraZeneca", diz o município em nota. 

Calendário

Apesar de informar que um calendário específico para dose de reforço nos idosos ainda está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio, a nota do órgão diz que a previsão para o começo da aplicação da terceira dose em idosos é setembro. 

A vacinação de idosos com a dose de reforço será feita de forma escalonada, da mesma maneira vista no início da vacinação contra a covid-19 e deve durar até novembro. Os primeiros idosos que vão receber a dose de reforço serão os residentes em instituições de longa permanência, como asilos.

Cenário nacional

A recomendação da terceira dose feita pelo município do Rio de Janeiro é uma exceção ao que recomenda o Ministério da Saúde. A pasta ainda não indica a aplicação da dose de reforço em idosos e em nenhum outro grupo prioritário.

Apesar de já ter indicado que a vacinação com a terceira dose da vacina contra a covid-19 começará pelos idosos e profissionais de saúde, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, indicou que a dose de reforço só será aplicada depois do avanço da aplicação da segunda dose. Atualmente, apenas 25,95% da população brasileira já completou o esquema vacinal com a dose única da Janssen ou as duas doses das outras vacinas disponíveis (CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca).

Hoje, em agenda em São Paulo, Queiroga disse que aguarda a conclusão dos estudos sobre a segurança e efetividade da terceira dose. "A OMS, hoje, editou uma posição no sentido de que não se avançasse na terceira dose enquanto a segunda dose não fosse aplicada na maior parte da população global. Eu já contratei um estudo, que está sendo realizado em parceria com a Universidade de Oxford, para que essa terceira dose seja orientada com rigor cientifico. Ou seja, baseada em evidências", indicou. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação