Saúde

Maior lote de doses da vacina da Pfizer desembarca no Brasil

As vacinas chegaram em quatro lotes, com desembarque pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), ao longo desse domingo (12/09). No total, 5,1 milhões de doses da vacina da farmacêutica Pfizer/BioNTech chegaram ao Brasil

Vera Batista
postado em 12/09/2021 18:47
 (crédito: Ministério da Saúde/ Divulgação)
(crédito: Ministério da Saúde/ Divulgação)

Chegou no final da tarde o último lote que completa o total de 5,1 milhões de doses da vacina da farmacêutica Pfizer/BioNTech. Essa que é a maior remessa dessa fabricante e aconteceu em quatro lotes, com desembarque pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), ao longo desse domingo. O primeiro voo trouxe 1,3 milhão de doses, na madrugada de hoje. O segundo, com 1,1 milhão, aterrissou por volta das 10h30. Mais dois, com 1,1 milhão e 1,5 milhão, entraram no país há poucos minutos.

Por meio de nota, o Ministério da Saúde destacou que “as vacinas chegam para acelerar ainda mais a campanha de vacinação que já imunizou mais de 70 milhões de brasileiros com as duas doses ou a vacina de dose única, ou seja, quase 44% da população adulta. Os reflexos da imunização da população aparecem nos dados epidemiológicos todos os dias. Na última semana, 23 estados estavam com ocupação de leitos abaixo de 50%”, destaca a nota do ministério.

Chegou no final da tarde deste domingo (12/09) o último lote que completa o total de 5,1 milhões de doses da vacina da farmacêutica Pfizer/BioNTech.
Chegou no final da tarde deste domingo (12/09) o último lote que completa o total de 5,1 milhões de doses da vacina da farmacêutica Pfizer/BioNTech. (foto: Ministério da Saúde/ Divulgação)

De acordo com o órgão, mais de 136 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose dos imunizantes. “Isto é, cerca de 85% dos 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos”. O processo de distribuição, que já deu vários problemas, principalmente com São Paulo, começa com a liberação da carga pela Receita Federal, chamada “desembaraço”, feita de maneira excepcional, antes mesmo do pouso.

“Imediatamente, os lotes são encaminhados para o Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que fica em Guarulhos/SP”, informa o órgão. “São várias etapas a partir do momento em que os laboratórios entregam os lotes de vacinas, conduzidas no menor tempo possível, para garantir que a imuniczação avance cada vez mais rápido”, reforça o ministério.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação