Mudanças climáticas

Brasil vai sediar Fórum Mundial de Bioeconomia pela primeira vez

Encontro internacional acontece em outubro em Belém (PA) e tem como objetivo debater sobre investimentos para a área junto a grandes empresas, a fim de mitigar efeitos climáticos no mundo

Cristiane Noberto
postado em 22/09/2021 14:39 / atualizado em 22/09/2021 14:40
 (crédito: Raphael Alves/AFP
)
(crédito: Raphael Alves/AFP )

O Brasil sediará pela primeira vez o Fórum Mundial de Bioeconomia. O evento internacional ocorrerá em Belém (PA) nos dias 18, 19 e 20 de outubro e tem o intuito de reunir lideranças de vários países para debates. Nesta quarta-feira (22/9), organizadores esclareceram pontos que serão abordados no encontro, que acontece pela primeira vez fora da Europa.

O fundador do fórum, Jukka Kantola, disse que a escolha de Belém para sediar o evento dfoi motivada pelo fato de a região ser a entrada para a Amazônia. O finlandês ainda apontou que o intuito do encontro é fomentar o engajamento de empresas e companhias, além de criar mais ferramentas para aumentar a sustentabilidade e diminuir as mudanças climáticas. Em 2021, a agenda será baseada em quatro pilares: a bioeconomia: pessoas, planeta, políticas; líderes globais e mundo financeiro; bioprodutos ao nosso redor; e olhando para o futuro.

Teresa Presas, executiva da Navigator Company, explicou que a bioeconomia no Pará abrange basicamente produção local, como frutas e artesanato, além da produção de commodities. Ela detalhou ainda que o encontro contará com ministros, grandes investidores nacionais e internacionais, acadêmicos de quatro países diferentes, além do vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

Ao serem questionados sobre como trazer a atenção dos investidores à temática, Teresa deu exemplos do que já acontece. “A Natura — empresa — trabalha com o povo da Amazônia como parceiro para desenvolver produtos e fomentar a produção local. Eles envolvem essas pessoas e fomentam a economia local. Um outro (investidor) é o banco Santander, que também está por trás das iniciativas na região”, comentou.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação