CORONAVÍRUS

Saúde recua na proibição de vacinar adolescentes

Ministério havia desaconselhado a aplicação de vacina contra a covid-19 no público de 12 a 17 anos, após a morte de uma jovem em São Paulo. Porém, estudos feitos mostraram que o caso não teve nenhuma relação com a aplicação do imunizante

Raphael Felice
postado em 23/09/2021 00:38
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Ministério da Saúde voltou atrás na suspensão da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades contra a covid-19. Na quinta-feira da semana passada, o ministro Marcelo Queiroga — que cumpre quarentena em Nova Iorque após ter sido diagnosticado com a doença — provocou enorme confusão no país ao recomendar a suspensão da imunização desse grupo, usando como justificativa a morte de uma adolescente após ter tomado o imunizante da Pfizer, único que possui registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para aplicação em menores de idade. A recomendação, no entanto, foi ignorada pela maioria dos estados e capitais, que continuaram a vacinar a população mais jovem.

Segundo o Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, a pasta reviu a decisão após a análise de três estudos sobre a possível relação da vacina com a morte do adolescente paulista: um do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado, realizado no dia seguinte ao ocorrido; um da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com o próprio Ministério da Saúde; e um relatório da Pfizer. A conclusão, segundo o secretário, foi de que os “os benefícios da vacinação são maiores do que eventuais riscos e eventos adversos de sua aplicação”.

Além disso, um comitê formado por integrantes da Anvisa e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) confirmou que a morte da jovem de 16 anos, moradora do ABC Paulista, não teve qualquer relação com a vacina.

Logo após anunciar a proibição, Queiroga admitiu que tomou a decisão após ouvir do presidente Jair Bolsonaro preocupações sobre os efeitos da vacinação em adolescentes. No dia seguinte, um diagnóstico assinado por 70 especialistas concluiu que a jovem era portadora de uma doença autoimune, grave e rara, conhecida como Púrpura Trombótica Trombocitopênica (PTT), e que não havia qualquer "relação causal" entre o óbito e a vacina. A análise recebeu o aval da Anvisa na segunda-feira, que classificou os dados como "consistentes e bem documentados". Na sexta-feira, Queiroga reconheceu que o caso da jovem não seria motivo para suspender a vacinação. Mesmo assim, a orientação contrária à aplicação da vacina só foi revogada ontem à noite.

Em entrevista, o secretário Rodrigo Cruz reiterou que outro motivo para suspender a vacinação foram registros de adolescentes que teriam recebido vacinas não aprovadas pela Anvisa. Segundo ele, esse percentual é de apenas 0,7% do público considerado. Cruz afirmou também que pasta vai fazer um levantamento junto aos estados para checar se os registros de aplicações de vacinas foram erros de digitação ou se vacinas da Jansen, Astrazeneca ou Coronavac foram aplicados em adolescentes. Caso algum jovem tenha tomado outra vacina, que não a da Pfizer, ele deve ser acompanhado pelas autoridades de saúde.

Precipitação

“Comparando tudo o que foi aplicado, mesmo com esses supostos erros de imunização, é um percentual muito baixo. Então, hoje o ministério não suspende mais de forma cautelar a imunização em adolescentes sem comorbidades”, disse o secretário. De acordo com Rodrigo Cruz, não houve “precipitação” do Ministério da Saúde ao orientar a suspensão, uma vez que o óbito é considerado “efeito adverso grave”, e a pasta preferiu agir com cautela. Ele ainda citou que a mesma medida foi tomada quando houve o óbito de uma gestante recém-imunizada com a AstraZeneca.

Apesar de ter voltado atrás, o Ministério da Saúde recomendou que adolescentes com comorbidade, adultos que ainda não tomaram a segunda dose e grupos-etários que precisam tomar uma dose de reforço, tenham prioridade na vacinação. Na entrevista, o secretário previu que todos os brasileiros devem ser imunizados até o fim do ano.

“A recomendação é que se proceda na imunização daqueles grupos mais vulneráveis. A população de 12 a 17 anos com deficiência permanente, com comorbidades e privados de liberdade devem ser priorizados na imunização de adolescentes. Reforço a necessidade de se seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI). Se não tiver um esforço conjunto, além de dificultar a administração dos imunizantes, a gente não consegue avançar de forma conjunta em todo o país”, conclui Rodrigo Cruz.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Brasileiros valorizam vacina

O Brasil é o país que mais valoriza a imunização entre oito nações estudadas em um levantamento global feito pelas empresas GSK e Kantar. Segundo o estudo, o índice de brasileiros que consideram importante manter a vacinação em dia ficou em 83%. A vacinação é valorizada por 67% dos canadenses; 65% dos italianos; e 64% dos japoneses, informou a Agência Brasil. A pandemia de covid-19 aumentou a valorização da vacinação entre os brasileiros. Antes da pandemia, 59% deles consideravam importante manter essa prática em dia, percentual que pulou para 83% após a chegada do novo coronavírus. Entre os brasileiros ouvidos, 49% defendem mais informações sobre a imunização, com explicações sobre quais vacinas são recomendadas pelas autoridades de saúde, por quais razões e com quais benefícios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação