Rio de Janeiro

Caso Evaldo: militares são condenados por mortes de músico e catador

Carro em que Evaldo estava com a família indo para um chá de bebê foi confundido com o de bandidos e atingido por 82 tiros de fuzis

Thays Martins
postado em 14/10/2021 09:37
 (crédito: AF Rodrigues/Agência Pública)
(crédito: AF Rodrigues/Agência Pública)

A Justiça Militar da União condenou, na madrugada desta quinta-feira (14/10), oito militares do Exército pela morte do músico Evaldo Rosa, de 46 anos, e do catador Luciano Macedo, de 27 anos, em 2019.

O tenente responsável pela ação foi condenado a 31 anos e seis meses de prisão em regime fechado. Os outros sete militares foram condenados a 28 anos de prisão em regime fechado por duplo homicídio e tentativa de homicídio. Os oito foram expulsos da corporação. Outros quatro militares, que não dispararam as armas no dia do crime, foram absolvidos pela justiça.

O julgamento durou mais de 15 horas e terminou com a condenação por três votos a dois. Os réus respondem em liberdade até que o caso transite em julgado, ou seja, até que se esgotem os recursos.

A defesa dos militares alegou que Evaldo teria disparado do carro e que eles agiram em legítima defesa, mas o jurados não aceitaram a tese. 


Caso Evaldo

Evaldo e Luciano morreram durante uma ação de rotina feita pela corporação na região de Guadalupe, Zona Oeste do Rio de Janeiro, em 7 de abril de 2019. De acordo com os militares, eles flagraram um grupo roubando um carro e dispararam com fuzil contra os criminosos, que fugiram em dois carros, sendo um deles um Ford Ka branco.

Ali perto, estavam Evaldo, a esposa e o filho de sete anos, o sogro e uma amiga em um outro Ford Ka branco. Eles estavam indo para um chá de bebê.

Dois disparos dos militares acertaram o carro em que estava a família. Um atingiu Evaldo, o outro atingiu o sogro dele. A esposa desceu do carro para pedir socorro e Luciano, que estava ali perto, foi ajudar a família. Foi quando os militares voltaram a disparar.

Segundo a perícia, foram ao menos 82 disparos, 62 deles atingiram o carro. Evaldo morreu com nove tiros e Luciano foi atingido por três disparos nas costas. Ao todo, foram disparados 257 tiros na operação.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação