Levantamento

Grávidas não vacinadas têm 5 vezes mais chances de morrer de covid-19

Grávidas e puérperas são consideras grupo de risco para covid-19 e são prioritárias na imunização. No Brasil, elas podem ser imunizadas com a Pfizer e com a CoronaVac

Thays Martins
postado em 19/10/2021 15:12 / atualizado em 19/10/2021 15:12
 (crédito: Agência Brasil/ arquivo )
(crédito: Agência Brasil/ arquivo )

Mulheres grávidas e puérperas que não receberam vacina contra a covid-19, e desenvolveram o quadro grave, têm cinco vezes mais chances de morrer da doença em relação aquelas que tomaram duas doses do imunizante. Esta é a conclusão de um levantamento feito pelo Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19, divulgado nesta terça-feira (19/10).

A análise foi feita com base em dados públicos de 3.972 casos graves de covid-19, entre grávidas e puérperas, registrados a partir de 2 de maio, quando este grupo já podia ser imunizado no Brasil.

Na comparação, 14,5% das gestantes e puérperas, que não tinham se vacinado, morreram. Quando elas tinham tomado ao menos uma dose do imunizante, o número caiu para 9,3%. Já entre as imunizadas com duas doses, somente 3,2% vieram à óbito.

O levantamento também apontou que a maior parte das internações são em grávidas que não foram vacinadas. Ao todo, 80,4% das gestantes internadas com quadros graves da doença não foram imunizadas.

Grávidas e puérperas são consideras grupo de risco para covid-19 e são prioritárias na imunização. No Brasil, elas podem ser imunizadas com a Pfizer e com a CoronaVac.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação