Pandemia

Liberação do uso de máscaras em SP pode ocorrer em dezembro, diz Gabbardo

De acordo com Gabbardo, o estado passa por um momento importante de transição, com constantes medidas de flexibilização sendo implementadas

Agência Estado
postado em 03/11/2021 15:02
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O coordenador executivo do Comitê Científico do Estado de São Paulo, João Gabbardo, afirmou nesta quarta-feira, 3, que, mesmo com os baixos índices epidemiológicos apresentados no Estado, ele ainda considera "inadequada" a liberação do uso de máscaras. O secretário, contudo, prevê que até o início de dezembro, a depender da evolução epidemiológica no território paulista, pode haver a liberação do acessório em ambientes abertos e sem aglomeração.

De acordo com Gabbardo, o Estado passa por um momento importante de transição, com constantes medidas de flexibilização sendo implementadas, a exemplo da liberação de público em estádios de futebol. Diante disso, ele alega que é preciso observar os índices da doença antes de declarar a liberação do uso obrigatório do acessório.

O coordenador afirma que estão sendo analisados quatro indicadores: situação do vírus, número de pessoas que apresentam a doença em sua forma grave, óbito e a cobertura vacinal. "Quando nós atingirmos os quatro indicadores, o comitê científico encaminhará ao governo do Estado sua possibilidade da liberação do uso das máscaras em ambientes abertos e sem aglomeração", afirmou Gabbardo, em entrevista coletiva hoje, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Ao endossar a declaração de Gabbardo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), comentou que o uso de máscaras seria liberado ao livre no início de dezembro "de forma segura". "Nós não queremos dar um passo atrás", pontuou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.