CI21

Desenvolver a Amazônia é desenvolver o Brasil, afirma Mourão

Em participação na III Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul, vice-presidente disse que o país está se fortalecendo para cumprir a meta do COP 26

Fernanda Strickland
postado em 05/11/2021 12:15 / atualizado em 05/11/2021 13:52
 (crédito:  MARCOS CORREA)
(crédito: MARCOS CORREA)

O vice-presidente da República e presidente do Conselho da Amazônia, Hamilton Mourão, afirmou nesta sexta-feira (5/11) que desenvolver a Amazônia é desenvolver o Brasil, e que o país está se fortalecendo para cumprir a meta da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). As declarações foram feitas na CI21 - III Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul, sediada na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo Mourão, ao logo de dois anos, o Brasil fortaleceu o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. “Estamos construindo as bases para um futuro sustentável para a região. Temos que deixar claro que desenvolver a Amazônia é desenvolver o Brasil. Eu tenho a honra e o privilegio de presidir o Conselho Nacional da Amazônia Legal, reativado pelo presidente (Jair) Bolsonaro em fevereiro de 2020, com a tarefa de coordenar e integrar os esforços de preservação, proteção e desenvolvimento da Amazônia brasileira”, afirma.

O vice-presidente do Brasil diz que ao longo dos últimos 20 meses o governo teve inúmeros esforços no sentido de reverter uma tendência de aumento no desmatamento que já vinha de um período anterior. “Estamos fortalecendo a capacidade de fiscalização ambiental, para garantir essa queda acelerada do desmatamento ilegal nos próximos meses e anos, e com isso cumprir a meta que estabelecemos na COP 26”, diz.

Porém, de acordo com Mourão, esses resultados somente serão duradouros, caso sejam acompanhados de alternativas de emprego e renda para a população amoniêmica. “Não podemos esquecer dos 25 milhões de brasileiros que lá vivem, sentados em cima de uma riqueza incalculável, e por isso temos que investir pesado em iniciativas de crescimento verde, de bioeconomia, de pagamentos em serviços ambientais. Pois se vamos preservar 80% da Amazônia brasileira, nós temos que receber por isso”, observa.

“Nosso compromisso é muito claro, sustentabilidade. Nossas empresas e agronegócios possuem sólidas credenciais ambientais. E é necessário deixar uma coisa bem clara, o Brasil não é e nem nunca será o vilão ambiental”, declara Mourão.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou da CI21 de forma virtual. A conferência tem por objetivo apresentar temas relevantes para o setor de comércio e serviços, no âmbito do bloco econômico, trazendo, como palestrantes, membros das Embaixadas e das Câmaras de Comércio dos países membros e associados.

Acesse aqui a programação do evento. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação