Luto

Morre, aos 90 anos, Antonio Pinheiro, pai do jornalista Chico Pinheiro

Ex-vereador em Belo Horizonte e ex-deputado estadual, Antônio Oscar Pinheiro estava em casa quando se sentiu mal e não resistiu. No Twitter, o jornalista citou um conto de Guimarães Rosa para despedir-se do pai: 'Pai passou 98 anos construindo sua "canoinha". Agora, embarcado, é lançado à aventura das águas revoltas'

Estado de Minas
postado em 23/11/2021 11:21
Antônio Pinheiro exerceu cinco mandatos de vereador em BH -  (crédito: Reprodução/Twitter)
Antônio Pinheiro exerceu cinco mandatos de vereador em BH - (crédito: Reprodução/Twitter)

Pai do jornalista Chico Pinheiro, da TV Globo, o ex-vereador e ex-deputado estadual Antônio Oscar Pinheiro morreu aos 98 anos, em Belo Horizonte. Ele estava em sua casa, no Bairro Serra, Região Centro-Sul da capital, quando se sentiu mal e não resistiu.

A informação foi confirmada pelo próprio jornalista numa rede social, quando agradeceu as palavras de conforto de um de seus seguidores.

“Meu pai passou 98 anos construindo sua 'canoinha'. Agora, embarcado, é lançado à aventura das águas revoltas. Meus avós, seus amigos e minha mãe Esther estarão à sua espera na 'terceira margem do rio'”, escreveu Chico Pinheiro, que sempre citava o pai em suas postagens nas redes, em resposta ao bispo Dom Mauro Morelli.

O ex-político havia tomado as três doses de vacina contra o coronavírus, mas já estava debilitado por problemas frequentes de saúde.

Baiano de Cacule, Antônio Pinheiro nasceu em 9 de setembro de 1923. Ele se elegeu como vereador em Belo Horizonte por cinco mandatos consecutivos (entre 1989 e 2008) e ocupou o mandato de deputado estadual entre 1993 e 1995, como suplente, pelos partidos PSDB e PSB. Em 2012, concorreu ao mandato de vereador, mas não se reelegeu.

Em meio à vida pública, Antônio Pinheiro se envolveu com causas sociais. Ele é um dos fundadores da da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), das Casas do Homem de Nazaré e atuou em projetos de urbanização da favela do Cafezal.

Em 2011, o ex-vereador e ex-deputado recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte. Em 2018, Antônio Pinheiro se filiou ao Psol depois do assassinato da vereadora Marielle Franco.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação