Controle biológico reduz uso de inseticidas químicos

Correio Braziliense
postado em 25/11/2021 00:01

Um dos vencedores do edital da ABDI para seleção de projetos-piloto foi o da Usina Biológica, tocada pelo engenheiro agrônomo Joan Fernandes, fundador e CEO da empresa. A ideia é usar a Internet das Coisas (IoT) para ajudar no controle biológico de pragas da lavoura, facilitando o trabalho dos produtores e reduzindo gastos excessivos. "O edital da ABDI proporcionou que a gente tirasse a ideia do papel", disse Fernandes. O projeto possibilitou redução de 50% no uso de inseticidas químicos. A solução é aplicada pela Indusfrio, empresa de Londrina (PR), e é baseada no desenvolvimento de equipamentos de ambiente controlado e específico para favorecer a produção de bioinsumos. O projeto conta com um sistema remoto em nuvem para possibilitar ajustes e monitoramento de todos os sensores, que possuem alertas de situação crítica.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags