Pandemia

Brasil fechará fronteiras a países com nova variante da covid-19

Anúncio foi feito pelo ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, em uma rede social. Mais cedo, o Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre a cepa do novo coronavírus, surgida na África

Correio Braziliense
postado em 26/11/2021 20:33
 (crédito: EVARISTO SA)
(crédito: EVARISTO SA)

O governo brasileiro decidiu tomar providências em relação à variante da covid que assombrou o mundo nesta sexta-feira. Horas depois dos alertas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, o Palácio do Planalto anunciou medidas restritivas.   

"O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira", escreveu o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, em uma rede social.

De acordo com Nogueira, "a decisão foi tomada em conjunto" e será assinada pelas seguintes pastas:  Casa Civil, Ministério da Infraestrutura, Ministério da Saúde e Ministério da Justiça. "A restrição atingirá os passageiros oriundos de: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue", esclareceu Nogueira. 

Nesta sexta-feira (26/11), o Ministério da Saúde emitiu uma comunicação de risco sobre a variante Ômicron, identificada primeiramente na última terça (23) na África do Sul. Ela é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como variante de preocupação, já que contém mais de 30
mutações na proteína Spike, que é a principal proteína do SARS-CoV-2.

Segundo o documento, o alerta de risco "tem como objetivo apoiar na divulgação rápida e eficaz de conhecimentos às populações, parceiros e partes intervenientes possibilitando o acesso às informações fidedignas que possam apoiar nos diálogos para tomada de medidas de proteção e controle em situações de emergência em saúde pública".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação