Violência

Dois indígenas isolados são mortos a tiros por garimpeiros em Terra Yanomami

Mortes teriam ocorrido depois que os indígenas tentaram expulsar os garimpeiros da região

Dois indígenas da comunidade isolada Moxihatëtëma, na Terra Yanomami em Mucajaí, região Sul de Roraima, foram mortos a tiros por garimpeiros durante um conflito. A informação foi divulgada pela Hutukara Associação Yanomami (HAY) nesta terça-feira (2/11), mas o conflito teria ocorrido há cerca de dois meses. 

De acordo com a associação, os indígenas foram mortos ao tentar expulsar os invasores de um garimpo chamado "Faixa Preta". No conflito, os indígenas chegaram a acertar três garimpeiros com flechas. Dois indígenas acabaram mortos por armas de fogo.

A associação encaminhou um documento com o relato para a Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami da Fundação Nacional do Índio (Funai), para a Superintendência da Polícia Federal em Roraima (PF-RR), para a 1ª Brigada de Infantaria da Selva do Exército (1ª Bis) e para o Ministério Público Federal em Roraima (MPF-RR).

De acordo com o ofício, o garimpo “Faixa Preta” está localizado no rio Apíau, a cerca de quatro dias de barco, desde o posto de saúde Rio Apíau e já destruiu uma área de mais de 100 hectares de floresta. 

Ainda segundo a associação, o povo isolado Moxihatëtëma conta com cerca de 17 famílias, em torno de 80 pessoas. 

Saiba Mais